Links de Acesso

Trump admite que "gostaria" de ver novo encerramento do Governo


Trump
Trump

Novo “shutdown” é possível se o Congresso não concordar com mudanças na lei de imigração

A três dias do prazo para congressistas republicanos e democratas chegarem a acordo sobre o Orçamento dos Estados Unidos, o Presidente Donald Trump afirmou nesta terça-feira, 6, que "gostaria" de ver uma nova paralisação do Governo federal.

Tal eventualidade – o denominado “shutdown” – é possível se até quinta-feira, 8, o Congresso não concordar com mudanças na lei de imigração, que, segundo ele, evitará que criminosos entrem no país.

Os comentários de Trump acontecem num momento em que parlamentares trabalham para chegar a um acordo sobre os limites de gastos sobre o projecto de lei de financiamento do Governo.

"Se não mudarmos a legislação, se não nos livrarmos dessas lacunas em que assassinos podem entrar no nosso país e continuar a matar... se não mudarmos, vamos ter uma paralisação", disse Trump a um painel sobre segurança na Casa Branca.

Em janeiro, o Governo enfrentou uma paralisação de três dias por falta de fundos porque republicanos e democratas não aprovaram o orçamento.

Os republicanos, que dominam o Senado e a Câmara, querem um Orçamento para 2018 que aumente o gasto militar, uma promessa de campanha de Trump, que considera que as forças armadas têm equipamentos insuficientes após mais de 16 anos de guerra ininterrupta.

Os Estados Unidos podem viver segundo shutdown em menos de 2 meses
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:43 0:00

Mas, para um novo acordo temporário ou permanente, a oposição democrata exige em troca do seu voto uma solução para os "dreamers", jovens que entraram nos Estados Unidos ilegalmente quando eram crianças.

Eles correram o risco da deportação após Trump revogar, em Setembro passado, o programa Daca da era Obama, que lhes garantia residência temporária.

Na semana passada, Justiça suspendeu a decisão de revogar o programa, porém o futuro desses jovens continua indefinido.

Por agora, há uma proposta para adiar até Maio um eventual acordo sobre a políica migratória.

XS
SM
MD
LG