Links de Acesso

Trump admite deixar a Casa Branca se o Colégio Eleitoral votar em Joe Biden


Donald Trump fala com jornalistas em vídeoconferência no feriado do Dia de Acção de Graças, 26 novembro 2020
Donald Trump fala com jornalistas em vídeoconferência no feriado do Dia de Acção de Graças, 26 novembro 2020

Presidente reiterou "fraudes massivas" e disse que "somos um país do terceiro mundo"

O Presidente americano Donald Trump disse que deixará a Casa Branca se o Colégio Eleitoral votar a favor do Presidente eleito Joe Biden, mas continua a afirmar que a eleição foi uma fraude e que os Estados Unidos se parecem a um país do terceiro mundo.

"Essa eleição foi uma fraude", afirmou o Presidente na quinta-feira, 26, em breves respostas a jornalistas, as primeiras desde que foi projectada a vitória de Joe Biden na eleição de 3 de novembro

Ele admitiu no entanto ser difícil admitir a derrota e não confirmou se estará na posse de Joe Biden, a 20 de janeiro.

Questionado se deixará a Casa Branca se o Colégio Eleitoral votar por Biden, Trump disse: "Certamente, eu irei. Certamente irei. E vocês sabem disso", mas acrescentou: "Mas eu acredito que muitas coisas vão acontecer entre agora e o dia 20 de janeiro. Muitas coisas".

"Fraudes massivas foram descobertas. Somos como um país de terceiro mundo", afirmou Trump que continua a não apresentar provas convincentes de fraude, com os tribunais em três Estados a negar mais de 30 acções apresentadas pelos seus advogados.

De acordo com dados oficiais dos Estados, Joe Biden conseguiu 306 votos do Colégio Eleitoral, que representam o total proporcional da vitória nos Estados, enquanto Donald Trump ficou com 232.

Apesar dos processos nos tribunais, os Estados devem formalizar o resultado a 14 de dezembro.

XS
SM
MD
LG