Links de Acesso

Trump muda Conselheiro Nacional de Segurança


John Bolton (esq) e Donald Trump (dir)
John Bolton (esq) e Donald Trump (dir)

McCaster é substituído por John Bolton, defensor de guerra contra a Coreia do Norte e pelo fim do acordo com o Irão

A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira, 22, a troca do Conselheiro de Segurança Nacional Herbert McMaster pelo ex-embaixadorna ONU, John Bolton.

De acordo com a imprensa americana, ao contrário das mais recentes demissões na Administração Trump, a saída de McMaster foi uma decisão mútua entre o general e Donald Trump.

Em comunicado, o Presidente exaltou o trabalho do general McMaster.

"(Sua) liderança na equipa do Conselho de Segurança Nacional ajudou nas grandes conquistas da minha administração que impulsionaram a segurança nacional da América”", escreveu Trump.

A imprensa americana indica que a saída de McCaster estava em negociação há semanas, mas terá sido antecipada pela vontade do Presidente de criar uma nova equipa antes do encontro com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

O novo Conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton de 69 anos, deve assumir o cargo a 9 de abril.

Bolton, que será o terceiro conselheiro de Segurança Nacional em 14 meses da administração Trump, foi embaixador na ONU entre 2005 e 2006, sob o mandato do republicano George W. Bush.

Até este momento era comentador da rede televisiva TV Fox News.

Defensor de invasão do Iraque

Como funcionário sénior do Departamento de Estado da Administração Bush, Bolton foi um ferrenho defensor da invasão do Iraque pelas tropas americanas em 2003.

Em comentários feitos recentemente, o futuro conselheiro defendeu o uso da força contra o regime norte-coreano e a anulação do acordo com o Irão sobre desenvolvimento de tecnologia nuclear, posições semelhantes às manifestadas por Trump.

XS
SM
MD
LG