Links de Acesso

Trinta e nove formações políticas na corrida eleitoral em Moçambique


Trinta e nove partidos e coligações vão concorrer às eleições gerais de 15 de Outubro, em Moçambique

O processo de inscrições terminou nesta segunda-feira com o registo de apenas um partido cuja designação não foi revelada.

Trinta e nove formações politicas na corrida eleitoral em Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:59 0:00

Rodrigues Timba, vogal da Comissão Nacional de Eleições (CNE), disse que fizeram o registo “36 partidos e três coligações, o que representa um aumento de quatro concorrentes, comparativamente a 2014”.

Por se tratar de eleições gerais, os partidos que forem apurados para participar, deverão beneficiar de um pacote financeiro para apoiar a sua participação.

Num ano em que o défice orçamental é a característica do país, prevalecem as dúvidas sobre de onde virá o apoio, mas as autoridades dizem que não há nada que indique que o financiamento venha a falhar.

Para a candidatura à Presidência da República, o processo foi alargado para mais 30 dias, devendo terminar a 15 de Julho. Neste momento estão inscritos, Filipe Nyusi, pela Frelimo e Daviz Simango, pelo MDM.

O grande ausente, até ao momento, continua a ser o candidato da Renamo, o maior partido político da oposição nacional, que em princípio, será o seu líder, Ossufo Momade.

XS
SM
MD
LG