Links de Acesso

Tribunal Supremo de Angola ultrapassa prazo legal para analisar "habeas corpus" de condenados por terrorismo


Tribunal Provincial condenou os quatro réus
Tribunal Provincial condenou os quatro réus

Prazo de resposta é de 45 dias, mas condenados aguardam uma decisão há quatro meses

O Tribunal Supremo (TS) de Angola não respondeu, passados quatro meses, ao recurso interposto pela defesa de quatro dos seis jovens acusados de terrorismo e de fidelidade ao grupo Estado Islâmico.

Tribunal supremo de angola ignora pedido de habeas corpus em caso de terrorismo - 2:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:00 0:00

A sentença, com base na qual foram os quatro jovens condenados a três anos de prisão efectiva, foi ditada pelo Tribunal Provincial de Luanda a 26 de Dezembro de 2017

A defesa dos condenados tinha remetido ao TS um pedido de habeas corpus por considerar que a condenação não se baseou em provas convincentes e por não ter provado que os condenados tivessem tentado algum acto terrorista, previsto na Lei de Branqueamento de Capitais e de Combate ao Terrorismo, em vigor em Angola.

O advogado dos condenados, Sebastião Assureira, disse que, por lei, o Tribunal Supremo devia responder ao pedido de habeas corpus num prazo de 45 dias, contados a partir da data da condenação, o que não aconteceu.

Enquanto isso, Angélico da Costa, Joel Paulo, Bruno dos Santos e Lando José permanecem na cadeia.

De recordar que Dala Camueji e Ana Kieto, que tinham sido arrolados no mesmo processo, foram absolvidos por insuficiência de provas.

Na sentença, o juiz considerou que a condenação por actos preparatórios de terrorismo e de fidelidade ao grupo Estado Islâmico decorre do facto de os mesmos poderem ser "perigosos" para a sociedade".

José Lopes ressalvou que a condenação tinha por base o facto de os réus seguirem ideais do Estado Islâmico e não por serem muçulmanos.

Ainda de acordo com o tribunal, os quatro condenados tinham dado início à mobilização de membros e que apenas não se tinham juntado ao Estado Islâmico no exterior por falta de verbas.

O advogado de defesa refutou todas as acusações.

XS
SM
MD
LG