Links de Acesso

Tribunal sul-africano julga na quinta-feira medida de coação para Manuel Chang


Manuel Chang no tribunal
Manuel Chang no tribunal

Juiza legalizou a prisão do antigo ministro das Finanças de Moçambique

O antigo ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang, regressa amanhã ao tribunal, onde hoje a juiza Sagra Subrayon legalizou nesta quarta-feira, 9, a sua prisão.

Tribunal sul-africano julga na quinta-feira medida de coação para Manuel Chang
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:12 0:00

Na quinta-feira, o tribunal vai analisar uma eventual medida de coação pedida pelos advogados de Chang que, para a procuradoria sul-africana, deve ter o nível cinco na escala da legislação do país.

A defesa do também deputado da Frelimo considerou essa eventual caução de muito elevada, tendo a acusação referido que ela se aplica devido ao montante envolvido no caso em que Manuel Chang é acusado de fraude e lavagem de dinheiro, no valor de dois mil milhões de dólares.

Antes, o juiz considerou a prisão de legal, dando razão à procuradoria.

Manuel Chang em tribunal de Joanesburgo, na África do Sul. 9 janeiro, 2019
Manuel Chang em tribunal de Joanesburgo, na África do Sul. 9 janeiro, 2019

Cela individual

Na audiência, Chang pediu a sua transferência da cela onde se encontra com mais 20 detidos, facto que, segundo ele, o impede de dormir.

O juiz acedeu e vai ficar numa cela individual.

O antigo governante foi detido a 29 de Dezembro na África do Sul a pedido da justiça americana sob acusações de crimes de fraude e lavagem de dinheiro no processo que passou por ser conhecido como “dívidas ocultas”.

Outros dois moçambicanos estão envolvidos e acusados pela procuradoria de Nova Iorque, nos Estados Unidos, mas não foram ainda detidos.

No Reino Unido, três directores do banco Crédit Suisse foram detidos e um empresário libanês que prestava serviço a empresas moçambicanas foi preso em Nova Iorque, mas aguarda o julgamento em liberdade.

Veja também:

Dívidas escondidas: Proindicus escondeu acordo do Procurador Geral

Detenção de Chang pode criar fissuras na Frelimo, dizem analistas

XS
SM
MD
LG