O Tribunal de Relação de Bissau adiou nesta segunda-feira, 11, o julgamento do ex-ministro das Finanças, Suleimane Seide, e do ex-secretário de Estado do Tesouro António Monteiro, acusados de corrupção, abuso de poder, violação de normas de execução orçamental, peculato e fraude fiscal.
O adiamento foi anunciado quando os advogados dos réus já se encontravam na sala
Os dois antigos governantes, que estão detidos desde 30 de novembro, avalizaram um empréstimo de 11 milhões de dólares a 11 empresários, o que eles consideraram ser umasituação normal que aconteceu com outros governos.
Depois de terem ido ao Parlamento, eles foram detidos na Procuradoria da República.
No dia 1 de dezembro, as forças de segurança e militares envolveram-se em tiroteios, depois de elementos da Guarda Nacional terem retirado os dois governantes das celas da Polícia Judiciária.
O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, considerou os acontecimentos uma tentativa de golpe de Estado e dissolveu o Parlamento e a consequente queda do Governo da coligação PAI-Terra Ranka, que ganhou a eleição cinco meses antes.
Refira-se que a data para o julgamento hoje foi anunciada na quinta-feira, 7, dia em que o Presidente da República reuniu-se com os presidentes do Supremo Tribunal e do Tribunal Militar e o Procurador-Geral da República.
Bissau —
Fórum