Links de Acesso

25 mil toneladas de cerais da Ucrânia chegam à África Oriental


Seca em África
Seca em África

O primeiro carregamento de cereais como parte da iniciativa da própria Ucrânia de fornecer países necessitados chegou a Djibuti na segunda-feira para entrega na vizinha Etiópia, no meio da pior seca da região em décadas.

A embaixada da Ucrânia na Etiópia confirmou que o carregamento de "cereais da Ucrânia" de 25.000 toneladas está separado de um esforço do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas que financiou carregamentos de cereais humanitários da Ucrânia.

Um segundo navio com 30.000 toneladas de trigo irá para a Etiópia na próxima semana, enquanto um terceiro navio está a ser carregado com 25.000 toneladas de trigo com destino à Somália, informou uma declaração da embaixada.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, anunciou no mês passado a iniciativa destinada a ajudar "os países mais atingidos pela crise alimentar". A Ucrânia disse que planeia enviar mais de 60 navios para a Etiópia, Sudão, Sudão do Sul, Somália, Congo, Quénia, Iémen e outros países.

Milhões de pessoas na Etiópia, Somália e Quénia estão a passar fome devido a uma seca após a quinta estação chuvosa consecutiva falhada, enquanto que os conflitos na Etiópia e Somália agravaram a crise.

A Etiópia ainda não comentou o novo carregamento de cereais da Ucrânia. Mas o Primeiro-Ministro Abiy Ahmed, em Agosto, criticou os relatos de um esforço da ONU para enviar cereais da Ucrânia para a Etiópia como uma tentativa de pintar "um quadro em que estamos esfomeados".

Fórum

XS
SM
MD
LG