Links de Acesso

Theresa May vai dar início ao caminho para o Brexit


Theresa May
Theresa May

A primeira-ministra britânica, Theresa May, tentará unir o seu gabinete e convencer uma céptica União Europeia (UE) de que o Reino Unido sabe o que quer do Brexit numa série de discursos nas próximas semanas.

O Reino Unido espera fechar um acordo de transição no próximo mês para suavizar a sua saída da UE e definir um acordo comercial de longo prazo no final deste ano. No entanto, Bruxelas disse na semana passada que um acordo de transição não era uma certeza e que Londres precisava esclarecer o que queria da UE.

O governo de May terá como objectivo abordar isso numa série de seis discursos da primeira-ministra e de outros importantes ministros nas próximas semanas, no que o seu escritório apelidou de “o caminho para o Brexit”.

Cidadão anti-Brexit em Westminster, Londres
Cidadão anti-Brexit em Westminster, Londres

“O Brexit é um momento decisivo na história da nossa nação”, disse uma fonte no escritório de May.

Além de enfrentar a pressão de Bruxelas, May também precisa unir um gabinete e um partido conservador, ainda profundamente dividido entre aqueles que votaram pelo Brexit em 2016 e aqueles que não o fizeram, por trás de uma visão única para o futuro do Reino Unido fora da União Europeia.

May irá receber ministros importantes na sua residência em Chequers, para tentar negociar um acordo entre as diferentes facções do seu gabinete.

O primeiro discurso de May, previsto para acontecer durante uma conferência em Munique no próximo sábado, 17 de Fevereiro, vai tratar da relação de segurança que os britânicos querem com a UE.

XS
SM
MD
LG