Links de Acesso

Empresas fecham portas em Tete


O ambiente de negócios em Tete, província do centro de Moçambique, é descrito como “não saudável”.

Por causa da crise provocada pela queda do preço do carvão no mercado internacional, muitas empresas fecharam as portas.

Empresas fecham portas em Tete
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00

Neste momento, o Conselho Empresarial Provincial está a efectuar um trabalho para apurar quantas empresas entraram em insolvência e o tipo de ajuda a prestar para que elas possam voltar a estar operacionais.

Carlos Cardoso, presidente do Conselho Empresarial de Tete, mostra-se muito preocupado com o que está a acontecer naquela região do país.

a província registou nos anos anteriores, um crescimento assinalável mercê da instalação e arranque da produção e exportação do carvão mineral.

Uma exploração que, no entanto, começou a ressentir-se em virtude da queda do preço do carvão no mercado internacional, afectando, em cadeia, não só os grandes projectos como também as pequenas e médias empresas que surgiram, tendo estas como vocação a prestação de serviços à indústria extractiva.

As empresas também sofreram por causa das hostilidades militares e da crise económico-financeira que abala Moçambique.

Algumas não resistiram e fecharam as portas.

Presidente do Conselho Empresarial da Província de Tete, não precisou o número de empresas que encerraram as portas.

Carlos Cardoso, no entanto, tem esperança de que a situação económica da província e do país melhore.

Para isso, Cardoso considera que o mais importante é que o Governo e a Renamo se entendam e haja paz no país porque sem paz, salientou o empresário, não é possível fazer nada

XS
SM
MD
LG