Links de Acesso

Tesouro está a salvo, mas França acordou mais triste


Uma mulher assiste, chorando, ao incêndio que consumiu parte da catedral de Notre-Dame durante 15 horas. Paris, 15 de Abril, 2019

Foi um choque o que se assistiu ontem, dia 15 de Abril, em Paris, quando as chamas começaram a consumir o topo da catedral de Notre-Dame na capital francesa.

O incêndio, cujas causas não foram ainda apuradas, durou 15 horas até ser extinto, por cerca de mil bombeiros.

O aparatoso incêndio consumiu o pináculo da catedral, bem como boa parte do seu telhado. As relíquias religiosas como a Coroa de Espinhos e a Túnica de S. Luís foram salvas e levadas para o Hotel de Ville e as peças de arte foram levadas para o Museu do Louvre, para restauração.

Catedral de Notre-Dame em Paris a arder
Catedral de Notre-Dame em Paris a arder

No local, o Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que o pior tinha sido evitado e prometeu que a catedral do século XII será reconstruída.

No twitter, Emmanuel Macron regiu ao incêndio na emblemática catedral na rede social Twitter, escrevendo: "Notre-Dame de Paris consumida pelas chamas. Emoção de uma nação inteira. Pensada para todos os católicos e para todos os Franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite por ver a queimar uma parte de nós".

Catedral de Notre-Dame destruída por incêndio de grandes proporções
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:17 0:00

Emmanuel Macron tinha previsto anunciar na segunda-feira ao país as medidas que seriam a resposta ao "Grande Debate", uma iniciativa lançada pelo Presidente francês para responder aos protestos dos "coletes amarelos".

O Vaticano exprimiu a sua "incredulidade" e "tristeza" enquanto o incêndio continuava a consumir a catedral Notre-Dame de Paris, "símbolo da cristandade, em França e no mundo".

A catedral que data do século XII e é também famosa por ser o cenário do romance clássico de Victor Hugo, o Corcunda de Notre-Dame, atrai milhões de turistas todos os anos.

O incêndio em fotos

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG