Links de Acesso

"Coletes amarelos" reúnem-se em Paris para o décimo fim-de-semana de protestos


Foto de uma das manifestações dos coletes amarelos em Paris, em Dezembro de 2018

Cerca de 500 manifestantes conhecidos como “coletes amarelos” marcharam pela capital francesa neste sábado, 19 de janeiro, marcando o décimo fim-de-semana consecutivo de protestos contra o governo do Presidente Emmanuel Macron.

Os manifestantes concentraram-se perto da Assembleia Nacional. A manifestação foi pacífica, embora muitas lojas tenham preferido fechar as portas.

Os manifestantes gritaram slogans como “Macron, renuncie”.

Estes protestos começaram em meados de novembro contra o aumento nas taxas de combustível, e desde então transformaram-se em grandes manifestações contra o governo.

Em dezembro, os protestos resultaram nos piores episódios de violência vistos em décadas em Paris, com manifestantes incendiando carros e danificando lojas e outros estabelecimentos.

Campeão de boxe, Christophe Dettinger (à direita), durante um confronto com a polícia francesa numa manifestação dos coletes amarelos. Paris, França, 5 janeiro, 2019.
Campeão de boxe, Christophe Dettinger (à direita), durante um confronto com a polícia francesa numa manifestação dos coletes amarelos. Paris, França, 5 janeiro, 2019.

Até ao momento, os protestos em janeiro não têm causado o mesmo nível de problemas, embora imagens de um ex-campeão francês de boxe chutando e socando policiais durante uma manifestação neste mês tenham chocado grande parte da França.

Macron lançou uma série de debates a nível nacional para ajudar a acalmar os ânimos da população descontente e recuperar sua popularidade.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG