Links de Acesso

Terramoto mata dezenas de pessoas na Turquia


Turquia, equipas de busca, após o terramoto
Turquia, equipas de busca, após o terramoto

Um poderoso terramoto de magnitude 7,8, matou, pelo menos, 76 pessoas no sul da Turquia e dezenas no norte da Síria, nesta segunda-feira.

Equipas de busca e resgate trabalham para encontrar pessoas nos prédios derrubados pelo terramoto que também deixou centenas de feridos, de acordo com o serviço de emergência da Turquia.

A Turquia pediu ajuda internacional.

“Esperamos superar esse desastre juntos o mais rápido possível e com o mínimo de danos”, escreveu no twitter o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

O ministro do Interior da Turquia, Suleyman Soylu, disse que houve mais de 20 tremores secundários. Ele disse que o terramoto afectou, pelo menos, 10 províncias na Turquia.

O epicentro do terramoto foi localizado perto de Gaziantep, um importante centro industrial, perto da fronteira Turquia-Síria.

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, foram também sentidos tremores no Líbano e Chipre.

Na cidade turca de Mersin, o morador Nurhan Kiral disse ao serviço turco da VOA que o terramoto durou cerca de um minuto.

“Acordamos com o tremor e saímos da cama. Os escombros caíram da chaminé. Foi aterrorizante”, disse Kiral.

Uma família que fugiu da guerra na Síria e vive em Beirute, do exterior da sua casa após um terramoto que atingiu a vizinha Turquia na segunda-feira, 6 de Fevereiro
Uma família que fugiu da guerra na Síria e vive em Beirute, do exterior da sua casa após um terramoto que atingiu a vizinha Turquia na segunda-feira, 6 de Fevereiro

Ajuda americana

O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse que o presidente Joe Biden instruiu a Agência de Desenvolvimento Internacional dos EUA e outros parceiros federais “a avaliar as opções de resposta dos EUA para ajudar os mais afectados”.

“Os Estados Unidos estão profundamente preocupados com os relatos do terramoto destrutivo de hoje na Turquia e na Síria. Estamos prontos para fornecer toda e qualquer assistência necessária”, disse Sullivan em comunicado.

A Turquia está numa das zonas de terramotos mais activas do mundo.

Em 1999, 17.000 pessoas morreram quando um terramoto de magnitude 7,4 - o pior a atingir a Turquia em décadas - ocorreu perto de Duzce, no noroeste do país.

Em outubro de 2022, um terramoto de magnitude 7,0 atingiu o Mar Egeu, matando 116 pessoas e ferindo mais de 1.000. Todas as vítimas, excepto duas, estavam em Izmir, na Turquia.

Fórum

XS
SM
MD
LG