Links de Acesso

Crise política e militar afecta reputação de Moçambique, diz CTA


Banco de Moçambique advertiu que a tensão político-militar poderá afectar o crescimento da economia.

A tensão político-militar poderá afectar o crescimento da economia moçambicana este ano, advertiu nesta segunda-feira, 14, o Banco de Moçambique.

Em relação ao potencial de inflação de curto e médio prazo, o Comité de Política Monetária daquela instituição disse que reforçará a coordenação de políticas fiscal-monetária e sectoriais.

Tensão politico-militar poderá afectar a economia moçambicana, adverte o Banco de Moçambique - 1:41
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:41 0:00
Faça o Download

Além da tensão politico-militar, o Banco de Moçambique afirmou que a economia poderá ser afectada também pelos “prováveis impactos das intempéries naturais que assolam” o país.

A advertência é feita numa altura em que os empresários do país vivem receosos dos riscos humanos e financeiros impostos pela referida crise, em particular o tocante ao transporte de mercadorias.

No país, o transporte de mercadorias é em larga escala por via rodoviária, com realce para a ligação entre Maputo, a capital, e o resto do país.

Mas desde o início do ano, reina a insegurança.

Têm sido registados ataques por homens armados a viaturas de transporte de carga e passageiros, na principal estrada do país.

Perante o cenário, os transportadores estão condicionados a seguir em colunas controladas por militares.

A CTA (Confederação das Associações Económicas de Moçambique) diz que já sente o impacto disso.

“Aumenta o tempo e o custo de transporte e o risco de se perder o próprio (meio de) transporte,” explica Eduardo Sengo, director executivo-adjunto e porta-voz da CTA.

Por outro lado, disse o economista, a crise afecta a reputação internacional do país.

“Isso faz com que a imagem do país se deteriore junto dos investidores, é uma situação que cria problemas porque para nós o investimento externo é uma fonte de investimento para diversas actividades”, explica Sengo.

O porta-voz da CTA, que admite esperar uma rápida resolução da crise, acrescentou que o sector do turismo também é afectado, uma vez que as pessoas evitam deslocações por estrada para apreciar estâncias remotas no interior do país.

XS
SM
MD
LG