Links de Acesso

Teixeira dos Santos será o novo presidente do BCI Portugal


Teixeira dos Santos, economista português
Teixeira dos Santos, economista português

Com a escolha do antigo ministro socialista, a empresária Isabel dos Santos encontra uma solução para o diferendo com o Banco de Portugal.

O ex-ministro das Finanças de Portugal Fernando Teixeira dos Santos no Governo de José Sócrates foi escolhido presidente-executivo do BIC Portugal, dominado pela empresária angolana Isabel dos Santos.

Esta foi a forma encontrada pela filha de Presidente angolano José Eduardo dos Santos, que detém 42,5 por cento do banco luso-angolano, para evitar mais um chumbo do Banco de Portugal, depois de o BdP ter recusado validar a idoneidade a Jaime Pereira, a primeira escolha dos accionistas.

O jornal português Público avançou que o nome do economista e ex-presidente da Comissão do Mercado de Valoreres Mobiliários (CMVM) foi já indicado pelos accionistas do BIC Portugal, que receberam a garantia que o nome de Teixeira dos Santos vai ser aprovado, substituindo assim outro antigo ministro, Mira Amaral, cujo mandato terminou em Dezembro.

Ainda de acordo com a mesma fonte, o Conselho de Administração (não executivo) do BIC Portugal vai ser encabeçado por Diogo Barrote, enquanto Fernando Teles continua como presidente executivo do BIC Angola.

Isabel dos Santos
Isabel dos Santos

Com a escolha de um nome pesado politica e tecnicamente, Isabel dos Santos e Fernando Teles respondem à ua exigência do BdP que exigiu uma figura respeitada para assumir a presidência.

Desta forma, aquele jornal diz existir a garantia de que a proposta de eleição dos órgãos sociais terá luz verde do BdP, colocando fim a um processo que se arrasta há quatro meses no meio de acesa polémica e de reservas levantadas pelo supervisor.

O BdP tinha exigido à BIC Portugal uma série de melhorias nos procedimentos, nomeadamente ao nível da área de controlo, com a criação de mecanismos que garantem que as boas práticas são respeitadas.

No quadro de uma inspecção, a autoridade apontou falhas graves à gestão do banco, nomeadamente ao papel de Jaime Pereira como executivo e de Fernando Teles como presidente não executivo.

O BIC é dominado por Isabel dos Santos, com 42,5 por cento, e pelo luso-angolano Fernando Teles, com 37,5 por cento, e ambos devem continuar como administração não executivos.

Criado em 2008 ligado ao BIC Angola, o BIC Portugal comprou em 2012 o BPN por 40 milhões de euros.

Em 2015, a instituição teve lucros de 15 milhões de euros, acima dos 1,1 milhões de euros de 2014.

Com 64 anos de idade, Teixeira dos Santos é professor na Universidade do Porto e foi ministro das Finanças do Governo socialista liderado por José Sócrates entre 2005 e 2011.

Antes presidiu a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

XS
SM
MD
LG