Links de Acesso

Tchizé dos Santos defende que líder do MPLA não deve ser PR


Welwitschia (Tchizé) dos Santos, deputada do MPLA
Welwitschia (Tchizé) dos Santos, deputada do MPLA

Em entrevista à VOA, filha de José Eduardo dos Santos diz que a democracia sai reforçada

Welwitcha dos Santos (Tchizé), deputada e filha do antigo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, defende um presidente do MPLA que não seja o Chefe de Estado.

No momento em que o país debate o que se denomina de bicefalia, a deputada diz que a democracia sai reforçada com a situação actual em que o líder do partido no poder não é Presidente da República.

Tchizé dos Santos defende "bicefalia" em Angola - 2:45
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:19 0:00

Em entrevista à VOA, Tchizé sublinha que esta realidade garante a verdadeira separação de poderes em Angola.

Tempo de mudanças

A deputada considera que o país já viveu péssimas experiências em que o Presidente da República era igualmente líder do partido.

Tchizé, no entanto, não alinha na conversa da bicefalia que, para ela, não existe.

“Esta questão da bicefalia é interessante, em Portugal, por exemplo o Presidente da Republica é apartidário, em Angola o comandante-em-chefe é apartidário por força da Constituição. Eu creio que oito anos após a Constituição da República que permite que o Presidente da República seja diferente do líder do partido, o país está preparado para que tenhamos um presidente do partido que não seja o Presidente da República”, sustentou Tchizé.

A deputada afirmou ainda que “não precisamos ter vergonha do nosso passado” e lembrou que com a entrada de vários canais de comunicação internacionais os jovens "querem ver mudanças".

Evitar perseguições

A filha do antigo Chefe de Estado garante que um líder do partido diferente poderá levar com que o actual Presidente não persiga ninguém.

“Se por exemplo o Presidente da República quiser perseguir um indivíduo, já terá onde recorrer”, exemplificou.

Entretanto, a deputada assegura que João Lourenço "é o Presidente de todos os angolanos".

Welwitschia dos Santos reitera que, apesar de tudo, José Eduardo dos Santos, não perseguiu cidadãos que o criticavam e apontou como exemplos os casos de Lopo do Nascimento, Irene Neto e Ambrósio Lukoki.

"Sempre preservou a dignidade dos seus adversários políticos", sublinhou a filha de Santos.

"Homem simples e humilde"

Questionada sobre este posicionamento apenas agora após a saída de José Eduardo dos Santos da Presidência da Republica, Tchizé dos Santos recorre à história para lembrar que em 2012, Santos não queria candidatar-se, mas foi forçado a concorrer, pelos membros do MPLA.

Em relação à presença de José Eduardo dos Santos na reunião do Conselho da República realizada nesta quinta-feira, 22, Welwitcha dos Santos disse ser normal e caracterizou o antigo Presidente da República como um grande homem e muito humilde.

“É normal porque o camarada José Eduardo dos Santos é simples e humilde. Dos Santos acaba dando aula aos políticos angolanos, membros da sociedade civil e o país todo” , concluiu Tchizé dos Santos.

XS
SM
MD
LG