Links de Acesso

Jacob Zuma re-eleito líder do ANC


Re-eleito presidente do Congresso Nacional Africano,Jacob Zuma (à direita) e o recém-nomeado vice-presidente Cyril Ramaphosa
Re-eleito presidente do Congresso Nacional Africano,Jacob Zuma (à direita) e o recém-nomeado vice-presidente Cyril Ramaphosa

Recondução do presidente sul-africano na liderança do partido no poder abre as vias para a sua re-eleção presidencial em 2014

O populista e as vezes criticado presidente sul-africano foi reeleito na liderança do partido no poder, o que deixa a indicação de que vai ganhar o segundo mandato presidencial em 2014.
A correspondente da VOA, Anita Powell presentemente em Bloemfontein, no Estado Kivre do Orange disse que os delegados do ANC votaram esmagadoramente a favor de Jacob Zuma por mais 5 anos.

Os apoiantes do presidente Jacob Zuma dançavam hoje pelo caminho que ia dar ao encontro do Congresso Nacional Africano no campo universitário do Estado Livre de Orange. A mensagem de apoio estava contida na música...

E a mensagem foi clara.

“Zuma estava a passar por dificuldades”, traduziu um dos delegados. “Ele está aqui.”

Foi a reprimenda musical para o homem que teve a ousadia de desafiar o popular líder: o homem de palavras, o vice-presidente Kgalema Motlanthe.Calmo tal como é descrito, Motlanthe forçou os limites e surpreendeu por completo: ele recusou em concorrer de novo a cargo de vice-presidente.

Cerca de 4 mil votos foram contados entre os dois candidatos.
Montlante ganhou cerca de mil votos. Não foi no entanto claro quantos votos com exactidão obteve o presidente Zuma, o barrulho da multidão sobrepôs-se ao anúncio.

“Camarda Jacob Zuma recebeu dois mil novecentos...

Foram preciso vários minutos para a multidão se acalmar e os responsáveis anunciaram os novos nomeados pelo partido, incluindo o novo vice-presidente Cyril Ramaphosa, um líder do sindicato convertido em homem de negócios.

Merah Mahlase uma militante do ANC da província nortenha do Limpopo disse que está maravilhada. Tal como muitos dos apoiantes de Jacob Zuma ela o chama pelo nome familiar J-Z.

“Penso quue J-Z vai unir o ANC nos próximos 5 anos. C-R vai fazer com que a economia do S-A encontre um bom caminho. Porque ele é bom em economia, e sabe como gerir negócios. Portanto ele vai por África do Sul numa boa situação.”

O congresso do ANC vai continuar por mais dois dias, com discussões sobre os problemas que enfrenta o país.
XS
SM
MD
LG