Links de Acesso

"Situação no Niassa é preocupante", diz ministro da Defesa de Moçambique


Cristóvão Chumbe, ministro da Defesa de Moçambique
Cristóvão Chumbe, ministro da Defesa de Moçambique

Cristôvão Chume garante que o exército está a perseguir os terroristas nessa nova frente de combate

O ministro da Defesa Nacional de Moçambique classifica de preocupante a situação na província do Niassa, onde o grupo de terroristas que até há cerca de um mês actuava em Cabo Delgado abriu uma nova frente de operações.

Cristóvão Chume disse que a presença dos terroristas que estão em debandada da vizinha província de Cabo Delgado já é uma realidade.

"Situação no Niassa é preocupante", diz ministro da Defesa de Moçambique - 2:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:25 0:00

"A situação no Niassa é preocupante, como sabem, já há sinais evidentes da presença de terroristas", afirmou o ministro, quem garante que “a nossa tropa está actualmente em perseguição aos grupos e achamos que nos próximos dias vamos ter sinais positivos do aligeiramento da situação que emergiu nas semanas passadas".

A entrada dos insurgentes na frente do Niassa ganhou forma há cerca de duas semanas, quando um grupo atacou o distrito de Mecula, onde incendiou dezenas de casas e obrigou a população a fugir para pontos mais seguros.

Entretanto, no local, uma autoridade municipal disse à VOA que a situaç\ao "está calma".

Ministro do Botswana em Cabo Delgado

Entretanto, em Cabo Delgado, está o ministro da Defesa do Botswana, Thomas Mmusi, para uma visita em que vai se inteirar das actividades desenvolvidas pela força da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), destacada para ajudar a combater o terrorismo no norte de Moçambique e na qual estão cerca de 300 militares do seu país.

XS
SM
MD
LG