Links de Acesso

Novo sistema de vistos em Angola entra em vigor no dia 30


Passaporte
Passaporte

Turistas de 61 países beneficiam-se do novo sistema

Entra em vigor nesta sexta-feira, 30, o regime de isenção e simplificação para a concessão do visto de turismo determinado por decreto presidencial.

Angola passa assim a isentar de vistos de turismo de cidadãos de 61 países, para permanência de até 30 dias, por entrada, e 90 dias por ano, com base no "princípio de reciprocidade diplomática".

Vistos para entrada em Angola podem ser obtidos no aeroporto - 2:26
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:26 0:00

O director-geral do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) de Angola, comissário Gil Famoso, anunciou que já estão criados, para o efeito, cinco balcões, no Aeroporto Internacional de Luanda, onde passarão a ser emitidoa vistos de turismo à entrada no território angolano.

Segundo o responsável, os turistas com um pré-visto vão registar-se através da recolha dos dados biométricos e pagar o visto, no valor de 120 dólares.

O comissário Gil Famoso adiantou ainda que está criada uma plataforma digital, para que os cidadãos que pretendam viajar para Angola acedam nos seus países àquela ferramenta online e apresentem os documentos necessários - bilhete de passagem, comprovativo de alojamento e meio de subsistência - para lhes ser emitido um pré-visto, num prazo máximo de 72 horas.

O responsável disse que "está posta de fora a exigência da carta de chamada", acrescentando que, paralelamente a esse sistema digital, os cidadãos têm agora a possibilidade de, através dos consulados, terem acesso ao visto de turismo.

Entretanto, o economista José Matuta Cuato considera que a facilitação de vistos não é condição suficiente para atrair investimento estrangeiro.

Cuato defende que o país deve acabar com a corrupção, com a desburocratização da máquina do Estado e fazer surgir uma banca eficiente.

Além dos países da União Europeia, a isenção de vistos aplica-se a cidadãos do Botsuana, Ilhas Maurícias, Ilhas Seicheles, Zimbabwe, em África e Singapura na, (Ásia), que se juntam a outros países, como a Namíbia, África do Sul e Moçambique.

XS
SM
MD
LG