Links de Acesso

Moçambique e Angola vão abolir vistos de entrada


Moçambique e Angola vão abolir vistos de entrada
Moçambique e Angola vão abolir vistos de entrada

A abolição de vistos materializa o protocolo de livre circulação de pessoas e bens entre os países da SADC

Moçambique e Angola vão brevemente assinar o acordo para a abolição de vistos materializando o protocolo de livre circulação de pessoas e bens entre os países do bloco regional da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), de que ambos são membros.
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:38 0:00
Faça o Download

De acordo com o Secretário Executivo da organização, Tomaz Salomão, da parte moçambicana está tudo a postos, faltando alguns pormenores da parte angolana, que terão ficado atrasados devido ao processo eleitoral em curso.

Dos países que integram a SADC apenas Angola e o Congo Democrático continuam sem acordo de isenção de vistos com Moçambique.

No caso de Angola a aquisição de vistos por parte de moçambicanos continua de certa forma difícil, contrariando a cortesia que caracteriza a entrada a Moçambique.

Recentemente, dois jornalistas moçambicanos foram deportados á entrada do Aeroporto Internacional de Luanda, num caso que gerou protestos por parte de vários sectores da sociedade moçambicana, sobretudo, porque os visados eram detentores de vistos obtidos em Maputo.

Tomaz Salomão considera que a SADC fez muitos progressos no contexto de livre circulação projectando para breve que em todos os países membros a isenção de vistos será uma realidade.
XS
SM
MD
LG