Links de Acesso

Síria: Exercito expulsa grupo Estado Islâmico da cidade de Palmira


Cidadela de Palmira, 27 de Março, 2016.
Cidadela de Palmira, 27 de Março, 2016.

Em dez meses de ocupação, o Estado Islâmico dinamitou monumentos históricos cem cerca de dois mil anos.

Militares do governo sírio apoiadas pela força aérea russa expulsaram o grupo Estado Islâmico de Palmira, este domingo, 27, desferindo aquilo que o exército chamou de um "golpe mortal" aos militantes que capturaram a cidade no ano passado.

Durante a ocupação de dez meses, o grupo Estado Islâmico dinamitou importantes monumentos antigos na histórica cidade de Palmira. Alguns tinham cerca de dois anos.

Cidade de Palmira antes da destruição
Cidade de Palmira antes da destruição

O Presidente Bashar al-Assad disse a parlamnentares francesces em Damasco que a reconquista de Palmira "é um grande feito e prova a eficiência do exército sírio e seus aliados na luta contra o terrorismo”.

A perda de Palmira representa um dos maiores retrocessos sofridos pelo grupo radical islâmico desde que declarou um califado em 2014 ao longo de extensos trechos da Síria e do Iraque.

O comando geral do exército disse que suas forças conquistaram a cidade com o apoio de ataques aéreos russos e sírios, fornecendo uma abertura para as terras desérticas no leste que levam às fortalezas do Estado Islâmico de Raqqa e Deir al-Zor.

Palmira se tornará "uma plataforma de lançamento para expandir operações militares" contra o grupo naquelas duas províncias, afirmou.

O exército sírio promete "apertar o cerco contra o grupo terrorista e interromper rotas de oferta (…) antes da retomada completa".

Palmira destruida
Palmira destruida

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos disse que ainda havia conflitos no leste de Palmira na manhã de domingo, em torno da prisão e dentro do aeroporto, mas a maior parte das forças do Estado Islâmico recuou para o leste, deixando a cidade sob o controle do presidente Bashar al-Assad.

Amaq, uma agência de notícias próxima ao Estado Islâmico, reportou que seus soldados lançaram um ataque suicida duplo contra as forças do governo no oeste de Palmira, sem dar mais detalhes.

XS
SM
MD
LG