Links de Acesso

Síria: Abatido helicóptero militar russo


Helicóptero russo, Mi-8, semelhante ao abatido na Síria.
Helicóptero russo, Mi-8, semelhante ao abatido na Síria.

Governo sírio aceita retomar as negociações de paz, mas sem “interferência externa” .

Um helicóptero militar russo foi abatido, hoje, no nordeste da Síria. Os seus cinco ocupantes foram mortos - dois oficiais e três tripulantes.

O ministério russo da defesa disse que o helicóptero usado para o transporte de carga foi abatido quando regressava de uma operação humanitária na cidade de Aleppo.

As forças russas têm realizado operações aéreas em apoio ao governo do Presidente sírio Bashar Al-Assad, desde Setembro de 2015.

O conflito entre as forças de Assad e os rebeldes que querem derrubar o seu governo iniciarem em Março de 2011, após manifestações pacificas que se transformaram numa guerra civil com vários grupos, incluindo o Estado Islâmico, a disputar o território.

No domingo, 31 de Julho, o governo sírio anunciou que estava disposto a retomar, no final deste mês, as negociações de paz apoiadas pelas Nações Unidas com a oposição, em Genebra, mas sem pré-condições, nem “interferência externa”.

As anteriores rondas de negociações não tiveram sucesso. A violência persiste e o afastamento de Assad continua sem resolução.

Os Estados Unidos e outras potências ocidentais insistem no afastamento de Assad como parte do acordo de paz, posição que é rejeitada pelos aliados do governo sírio, em particular a Rússia.

XS
SM
MD
LG