Links de Acesso

Sindicatos no Namibe com posições contrárias sobre a greve de professores


Greve está anunciada para 9 de Abril

Porfessores esperam posição dos sindicatos

O secretário provincial do Sindicato Nacional de Professores (Sinprof) no Namibe, Martinho Jamba Nganga, disse que os professores poderão retomar a greve nacional, a partir das 7 horas do próximo dia 9 e estender-se até 27 de Abril.

Namibe: Central sindical UNTA não concorda com greve de professores - 1:39
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:39 0:00

Em defesa dos direitos remuneratórios dos professores, Nganga exorta a classe docente não universitária a aderir à greve e alerta que qualquer acto de ameaças aos grevistas deve ser denunciado.

Entretanto, o secretario geral da União dos Sindicatos no Namibe (UNTA), António Manuel Kalambo, veio a público dizer que o sector da Educação também tem outros sindicatos, portanto o Sinprof não é o único representante e defensor dos interesses dos professores.

Aquele sindicalista defende um período de graça ou tolerância ao novo Executivo angolano para a resolução dos problemas constantes do caderno reivindicativo.

Kalambo aponta, por outro lado, que a ausência de diálogo a nível das lideranças sindicais da Educação pode não ser salutar aos olhos do Executivo.

Os professores negam emitir qualquer opinião sobre a greve antes do dia 9 de Abril, data prevista para o início da eventual greve e numa altura em que a província tem uma nova direcção na Educação.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG