Links de Acesso

Silêncio das autoridades de Maputo irrita os familiares do jornalista Ibraimo Mbaruco


Ibraimo Mbaruco, Jornalista moçambicano, Palma, Cabo Delgado
Ibraimo Mbaruco, Jornalista moçambicano, Palma, Cabo Delgado

Os familiares do jornalista Ibraimo Mbaruco, de Palma, Cabo Delgado, estão irritados com o que consideram silêncio “assustador e desumano” das autoridades na investigação do seu desaparecimento.

“Estamos preocupados, passa muito tempo (do desaparecimento)” diz à VOA o irmão do jornalista, Juma Mbaruco.

A frustração de Juma agrava-se pelo facto de os telefones do seu irmão terem recentemente estado aparentemente com sinal.

“Os telemóveis ficaram desligados desde o dia 10 de abril, e só voltaram a chamar no dia 8 e 9 de junho”, afirma Juma.

Após notar que os telefones tinham sinal, continua Juma, “comuniquei ao investigador do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), que prometeu fazer um trabalho e desde lá não disse mais nada.”

As várias chamadas feitas não foram atendidas e Juma estranha o facto de as autoridades não responderem mesmo após a nova pista.

MISA procura mais pistas

Uma semana depois do seu desaparecimento, a 7 de abril, a policia moçambicana disse que haviam informações não confirmadas sobre a a morte do jovem jornalista da Rádio Comunitária de Palma.

A 21 de maio, falando na Assembleia da República, a procuradora-geral de Moçambique, Beatriz Buchili, disse que o processo do desaparecimento do jornalista Mbaruco encontrava-se em instrução preparatória.

Nesta terça-feira, 30 de junho, a VOA contactou, sem sucesso, Augusto Guta, porta-voz do comando provincial de Polícia de Cabo Delgado, através do número que habitualmente usa nas relações com a imprensa.

Apesar do denunciado silêncio das autoridades, o escritório moçambicano do Instituto de Comunicação Social da África Austral (Misa-Moçambique), diz que continua empenhado na busca da verdade sobre o desaparecimento de Ibraimo Mbaruco.

Ernesto Nhanale, diretor-executivo desta organização de defesa da liberdade de imprensa, diz que está em curso um novo inquérito para o esclarecimento do desaparecimento do jornalista, que deverá estar concluído na próxima semana.

XS
SM
MD
LG