Links de Acesso

Será que o partido Frelimo vai expulsar Samito?


Samora Machel Jr.
Samora Machel Jr.

Os desafios eleitorais impostos pelo processo de descentralização política constituem a principal agenda da sessão do Comité Central da Frelimo, mas neste primeiro dia, foi o caso Samora Machel Jr. (Samito) a marcar a agenda.

Samito está em colisão com o partido após o seu afastamento do processo interno de selecção de candidatos para as eleições pela autarquia de Maputo.

Em carta, Samito exigiu um processo disciplinar contra o presidente do partido, Filipe Nyusi, alegadamente por tê-lo excluído dessa selecção.

Samito é filho de Samora Machel, primeiro presidente de Moçambique. Nyusi é o actual presidente do país.

Samora Machel Jr acompanhou por dentro as discussões dos seus camaradas em torno do seu posicionamento, mas não quis tecer qualquer comentário à imprensa.

A posição a ser tomada contra Samora Machel Jr. ainda é incerta, contudo as organizações sociais do partido deixaram muitas críticas ao comportamento e pedem medidas para desencorajar actos similares.

Mas Caifadine Manasse, porta-voz da Frelimo, disse que o partido vai tomar uma posição até ao fim da sessão de três dias, que decorre na Matola, Maputo.

Manasse disse que é intenção é que “a sociedade compreenda que o partido Frelimo funciona como uma família…e dentro da família pode existir alguém com um comportamento, mas faz parte família”.

Numa recente entrevista ao semanário Domingo, de Maputo, Manasse disse que tal caso não consti­tui agenda “nem prioridade da III Sessão Ordinária do Comité Central da Frelimo”.

Será que o partido Frelimo vai expulsar Samito?
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:14 0:00

XS
SM
MD
LG