Links de Acesso

Segunda-feira 17 de Maio 2010


Segunda-feira 17 de Maio 2010

Um avião afegão com pelo menos 43 passageiros a bordo despenhou-se nas montanhas de Hindu Kush, no norte do país. Entre os passageiros encontravam-se 6 estrangeiros, quatro britânicos e um americano.
Os responsáveis da PAMIR Airways dizem que o avião se despenhou às primeiras horas de hoje, quando se dirigia da cidade de Kunduz para a capital, Cabul.
Desconhece-se por agora o número de mortos ou feridos.
As equipas de socorro encontram-se a caminho do local do despenho, mas o mau tempo está a prejudicar os esforços.
As autoridades afegãs pediram às forcas da NATO para ajudarem a localizar os destroços, e a organização enviou um aparelho tele-comandado para a última posição conhecida do aparelho.


As potências ocidentais dizem que o novo acordo que determina a troca de urânio enriquecido do Irão por combustível da Turquia, não responde a todas as preocupações suscitadas pelo programa nuclear iraniano.
O ministro iraniano dos negócios Estrangeiros disse que o seu país vai trocar 1200 quilos de urânio enriquecido (a um nível que pode ser usado para fins militares) por urânio de menos potência.
Mas o ministério britânico dos Negócios Estrangeiros considera necessário prosseguir o trabalho para uma quarta ronda de sanções contra o Irão, ate que este pais de garantias de que o seu programa nuclear tem objectivos pacíficos.
O ministro francês dos estrangeiros afirma que ninguém deve ter ilusões sobre o acordo entre o Irão e a Turquia resolver os problemas com o programa nuclear iraniano.
Para ele, o problema real continua a ser o enriquecimento de urânio, no centro iraniano de Natanz, assim como as questões em aberto da Agencia Internacional de Energia Atómica, a que o Irão ainda não respondeu.


Tailândia Protestos – Oferta de Trégua
Um responsável tailandês indicou que um líder do movimento oposicionista “Camisas Vermelhas” propôs um trégua com o governo por forma a pôr cobro a cinco dias de sangrentos recontros em Banguecoque entre as forças de segurança e os manifestantes.
O negociador governamental KORB-SAK SABHA-VASU disse que o representante dos manifestantes NATTAWUT SAIKUWA lhe telefonou esta segunda-feira com a oferta de tréguas. Acrescentou ter-lhe dito que as tropas não irão disparar mais se os manifestantes regressarem ao seu acampamento na zona comercial da capital.
As tropas tailandesas têm-se confrontado desde quinta-feira com os militantes nas ruas adjacentes à zona de protesto onde se encontravam. A violência já fez 36 mortos, incluindo um general que se colocara do lado dos “Camisas Vermelhas.”


BP recolhe Petróleo no Golfo do México
A empresa petrolífera BP diz que esta a recolher 20% do petróleo derramado por um furo no Golfo do México.
Entrevistado pela televisão americana NBC, o chefe de operações da BP disse que um tubo de quase 2 quilómetros está a trazer MIL barris de petróleo, do fundo do mar para um petroleiro a superfície.
Doug Suttles disse que a empresa espera aumentar a quantidade de petróleo retirada do furo (para que este não polua mais as águas). Se tudo correr bem, a BP diz que vai por termo ao derrame no final desta semana.
Mas o governo americano não esta satisfeito com os esforços da empresa e diz que a recolha de petróleo que está a ser feita a saída do furo não resolve o problema.
O secretário americano do Interior, Kenneth Salazar, e a secretária da Segurança Interna, Janet Napolitano, afirmam que só ficarão satisfeitos quando a BP puser termo ao derrame e limpar todo o petróleo que esta a poluir o Golfo do México.


Camarões: Piratas Atacam Barco Russo
As agências noticiosas russas indicam que piratas atacaram um barco russo nos Camarões, e raptaram dois marinheiros.
Segundo o sindicato dos marinheiros russo, o barco MV North Spirit foi atacado esta segunda-feira, no porto camaronês de Douala.
Cerca de 20 homens armados atacaram o navio, roubaram o dinheiro e os bens dos marinheiros, tendo raptado o capitão e o chefe dos engenheiros.
O sindicato russo acrescenta não ter recebido qualquer exigência para que seja pago resgate. O navio estará de novo sob controlo da tripulação.
A pirataria está a aumentar nos Camarões e no Golfo da Guiné, apesar de não ser tão frequente ou lucrativa como é ao largo da costa da Somália.
Os analistas dizem que a fraca capacidade de patrulha e a existência de poços de petróleo tornam a área ideal para actividades criminosas.

Greve de Transportes na África do Sul
Na África do Sul, entrou na segunda semana uma greve dos trabalhadores portuários e ferroviários, continuando as conversações sobre aumentos salariais a registar um impasse.
Dois sindicatos grevistas dizem ter reduzido as suas exigências em termos de aumentos salariais de 15 para 13 porcento.
A greve afectou as exportações de metais e de frutas sul-africanas, e os economistas dizem que ela poderá prejudicar a economia do país caso se prolongue por muito mais tempo.
As greves paralisaram os serviços de transporte de comboio de passageiros, forçando dois milhões de sul-africanos a procurarem transporte alternativo.
Os sindicatos exigem para além do aumento salarial, que os empregadores desistam dos planos de terminar com os subsídios e horas extraordinárias.

Guinea-Election (30, AG)
Está em curso na Guiné-Conacri a campanha presidencial destinada a restaurar a governação civil.
Às eleições de 27 de Junho concorrem 124 partidos políticos.
Contudo, poucos candidatos terão de facto possibilidade de ganhar a presidência. Entre eles Alpha Conde, figura da oposição que já se candidatou ao mesmo cargo duas vezes. Ele vai concorrer contra os antigos primeiros-ministros Cellou Diallo e Sidya Toure. Todos eles disfrutam de base de apoio em diferentes regiões e entre diferentes grupos étnicos.
Em Dezembro de 2008, uma junta militar tomou o poder, pouco depois da morte do presidente Lansana Conte.
Antes da Guiné poder realizar eleições, terá que ser adoptada uma nova constituição. Os líderes políticos dizem que uma vez não existir agora parlamento, a nova constituição terá que ser

XS
SM
MD
LG