Links de Acesso

Secretários de Estado e da Defesa dos EUA esperados na Ucrânia, diz Presidente Zelenskyy


Antony Blinken (à esquerda) e Lloyd Austin
Antony Blinken (à esquerda) e Lloyd Austin

Zelenskiy disse que vai pedir armas mais sofisticadas aos EUA

O Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy disse que vai pedir aos Estados Unidos armas mais poderosas quando o secretário de Estado, Antony Blinken e o secretário de Defesa Lloyd Austin vistarem ainda hoje a Ucrânia.

Tanto a Casa Branca como o Departamento de Estado recuaram-se a comentar as deslocações que serão as visitas de mais alto nivel por parte de entidades americanas desde que a Rússia invadiu o país.

Entidadades ucranianas disseram que a Ucrânia vai pedir a Washington mais armas, incluindo sistemas de defesa anti-missil, sistemas de defesa anti-aéreos, tanques e carros blindados

Hoje a Igreja Ortodoxa assinala a Páscoa e o Presidente Zelenskyy, num discurso visivelmente emocionado na Catedral de Santa Sofia em Kyiv, disse que o país irá ultrapassar os “tempos de escuridão” que atravessa.

A Páscoa, disse o Presidente ucraniano, “dá-nos esperança e crença inabalável que a luz vai derrotar a escuridão, o bem vai derrotar o mal, a vida vai derrotar a morte e por isso a Ucrânia trinunfará”.

A guerra está agora centrada no leste do país onde a Rússia tenta consolidar ganhos no sul e aumentar ganhos territoriais nna região de Donbas.

Forças russas continuaram a bombardear alvos através da zona e cortaram os fornecimetnos de gás a cerca de 5.500 pessoas em Luhannsk quando um bombardeamento atingiu um gaseoduto provocando um incêncio numa sub estação eléctrica.

A Rússia disse que os seus mísseis atingiram oito alvos militares incuindo na cidade portuária de Odesa.

O Presidente ucraniano disse que oito pessoas, incluindo um bébé de três meses, foram mortos neste ataque.

O Presidente da Turquia Recep Tayip Erdogan falou hoje pelo telefone com o presidente Zelenskyy, repetindo a sua vontade de ajudar nas negociações entre a Ucrânia e Rússia.

Por se lado, o secretário geral da ONU António Guterres vai deslocar-se a Ankara na próxima semana viajando depois para Moscovo para conversações com o Presidente Vladimir Putim e depois para Kyiv para conversações comn Zelenskyy.

XS
SM
MD
LG