Links de Acesso

Petróleo paga escola em Saurimo


Cidade de Saurimo, capital da Lunda Sul
Cidade de Saurimo, capital da Lunda Sul

Este projecto marca a primeira experiência do Ministerio dos Petróleos patrocinar uma obra social no Leste

Mais de mil alunos do ensino primário, que assistiam aulas nas igrejas e sob a sombra das árvores,irão ter, este ano, uma escola de doze salas, construída de raiz pelo Ministério dos Petróleos.

O complexo escolar inclui uma biblioteca,um campo multi-usos e uma cantina escolar, ainda por concluir.Erguida num bairro periferico da capital da Lunda Sul,a escola foi orçada em cerca de um milhão e trezentos mil dólares americanos e durou dez meses de execução física do projecto,cujas obras couberam ao Bloco 15 da Sonangol e empresas associadas.

Este projecto marca a primeira experiência do Ministerio dos Petróleos patrocinar uma obra social no Leste do país, onde está capital dos diamantes e do quarto quimbelito mineiro do mundo.As dificuldades dos petizes de frequentar a escola é enorme, dada a exiguidade de salas de aulas e carência de professores e até mesmo do material escolar de custo muito elevado para as possibilidades financeiras da maioria da população desta região, onde é acentuado o nível de desemprego e de analfabetismo.

Na terça-feira foi oficialmente aberto o ano lectivo no Município de Cacolo, Comuna de Alto Chicapa, onde se deslocou uma delegação governamental encabeçada pela governadora provincial.

A corrupção é o outro problema que está assombrar o ensino nesta região, a par do resto país, onde muitos alunos com o ensino médio concluido, ainda não sabem escrever correctamente o seu próprio nome.Tudo isso tem afectado a administraçao pública, que dificilmente pode dar respostas competentes aos cidadãos que exigem serviço públicos de qualidade.

A Escolar Superior da Universidade Lueji Ankonde já colocou no mercado centenas de bacharéis de construção civil,mineração e ambiente,metalurgia, materiais e electromecânica mas,no terreno, os finalistas trabalham como enfermeirosou oficiais de justiça, polícias entre outros afazeres, onde profissões adqueridas,pois já lá trabalhavam. Mas, a qualidade deixa muito a desejar.

XS
SM
MD
LG