Links de Acesso

Partidos Santomenses: A Quadratura Ideológica


Partidos Santomenses: A Quadratura Ideológica
Partidos Santomenses: A Quadratura Ideológica

Cerca de vinte anos depois de democracia multipartidária em São Tomé e Príncipe, é ainda difícil perceber a orientação ideologia dos demais partidos políticos.
A clivagem esquerda/direita que tem animado as eleições em muitos países ocidentais, não é uma tradição política do arquipélago, onde apenas duas formações políticas assumem os seus ideais.
Nos países ocidentais, em tempos de eleições como é o caso actual de São Tomé e Príncipe, os argumentos e os programas políticos são definidos com base nas ideologias direita-esquerda.
Mas, este não é um apanágio para os eleitores santomenses que vão as urnas já no dia 25 de Julho e 01 de Agosto para eleger as assembleias distritais e o parlamento nacional.
Entender a dinâmica das ideologias dos partidos políticos no arquipélago é um exercício que obriga a uma vivencia de terreno e acima tudo uma relação de confiança com os interlocutores.
Alías uma tal abordagem não interessa as formações políticas e nem aos seus líderes que se recusam liminarmente em fazer a apologia das suas orientações ideológicas.
Carlos Graça, um decano do MLSTP/PSD e actualmente na reserva, como o próprio faz questão de salientar, foi um dos poucos que se mostrou disponível para nos elucidar sobre a ideologia do seu partido.
O MLSTP/PSD de Carlos Graça teve trinta e cinco para definir a sua ideologia política, um posicionamento que ainda está em vias de acerto. A sigla PSD denuncia uma certa relação tida em tempos com o Partido Social Democrata português, mas hoje o grande parceiro é o Partido Socialistas português, aliás o MLSTP/PSD é membro da Internacional Socialista.
Quanto aos outros partidos políticos santomenses, só o PCD através do seu presidente Albertino Bragança ousa em falar abertamente da sua ideologia.
Na história das ideologias dos partidos políticos santomenses há a destacar esta do MDFM/PL – Movimento Democrático Força de Mudança – Partido Liberal fundado pelo ainda presidente da república Fradique de Menezes. O sufixo “liberal” deixa entender a sua orientação direitista, mas as práticas estão longe de provar as ideias.
Carlos Graça precisa-nos sobre o enquadramento ideológico dos principais partidos políticos santomenses.
Seja como for, até ao momento, nenhum dos partidos políticos santomenses se tem identificado com os extremos das duas ideologias, ou seja nenhum se assume como sendo da extrema-esquerda e nem da extrema-direita.
Apesar da crescente proliferação dos partidos políticos em São Tomé e Príncipe, resultante de excisões internas dos demais partidos,este fenómeno está longe de conduzir ao surgimento de ideologias antagonicamente profundas.

XS
SM
MD
LG