Links de Acesso

Samito vai forçar segunda volta em Maputo, dizem analistas


Samora Machel Jr.

Raúl Domingos diz que candidatura de Samito realça fragilidade na Frelimo

Alguns analistas dizem que a entrada de Samora Machel Jr. (Samito) na corrida para a presidência do Município de Maputo poderá obrigar a uma segunda volta, porque todos os candidatos que concorrem para o cargo são fortes.

Samito vai forçar segunda volta em Maputo, dizem analistas
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:43 0:00

O facto de Samora Machel jr. ter quebrado a disciplina interna da Frelimo, de que é membro do seu Comité Central, continua a suscitar diversos comentários e análises, havendo quem considere tratar-se de uma situação que o partido tentou esconder durante muito tempo.

Para o Presidente do Partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento-PDD, Raúl Domingos, "era de esperar que como consequência duma democracia frágil dentro dos partidos, a Frelimo tivesse uma explosão interna".

Por seu turno, o académico Calton Cadeado vê a situação provocada por Samora Machel Jr. como um teste à própria Frelimo para rediscutir a sua unidade, a coesão, o foco e a sua solidez como partido.

Eleitorado da Frelimo dividido

Entretanto, Raúl Domingos diz que por causa da entrada de Samora Machel Jr. na corrida eleitoral, nenhum candidato poderá ganhar a eleção logo à partida.

"Acredito que é muito provável haver uma segunda volta, porque, pela primeira vez, o eleitorado da Frelimo vai às urnas dividido, para além de que todos os candidatos ao município de Maputo são fortes", destacou o líder do PDD.

Refira-se que a Organização da Juventude Moçambicana (OJM), órgão social da Frelimo, reunida na cidade de Tete, manifestou esta segunda-feira, 20, o seu apoio incondicional a todos os cabeças-de-lista do Partido, incluindo Eneas Comiche, segundo uma declaração feita por Mety Gondola, Secretário-geral.

Fórum Facebook

Poderá gostar também

XS
SM
MD
LG