Links de Acesso

Samora Machel Júnior é candidato à presidência da Cidade de Maputo


Samora Machel Júnior

"Samito" concorre depois de ter ficado de fora das opções do seu partido, Frelimo

O filho do primeiro Presidente de Moçambique, Samora Machel Júnior, aceitou o convite da Associação Juvenil para o Desenvolvimento de Moçambique (AJUDEM) para encabeçar a lista às eleições autárquicas de 10 Outubro na cidade de Maputo.

Samora Machel Júnior é candidato à presidência da Cidade de Maputo
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:44 0:00

As listas de candidatura da AJUDEM para a cidade de Maputo foram submetidas nesta segunda-feira, 13 submetidas à Comissão Nacional de Eleições.

Três dias após o pedido, "Samito", como é popularmente conhecido, confirmou a sua disponibildade, segundo o mandatário Albino Forquilha, que confirmou a inscrição.

"A sociedade civil também pode concorrer com base na lei e com base nesses pressupostos a sociedade civil organizou-se e convidou o Samora Machel Lara fazer parte desta corrida e ele aceitou" disse.

A candidatura de "Samito" surgiu após o seu nome ficar de fora da lista dos três candidatos submetidos ao sufrágio interno da Frelimo, no qual foi escolhido Eneas Comiche como cabeça-de-lista.

Esta aceitação de Samora Machel Júnior entra em conflito com os estatutos da Frelimo.

Roque Silva, secretário-geral do partido no poder, foi prudente na sua reacção.

"Dispenso qualquer tipo de comentário, não tenho um facto concreto tudo são suposições, mas se tiver que acontecer isso nós temos que respeitar o pensamento de cada um e tudo aquilo que é a democracia instituída em Moçambique", disse Roque Silva.

Nascido em 1969, Samito é filho de Samora Machel e Josina Muthemba Machel. É empresário.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG