Links de Acesso

Samakuva defende mobilização a favor de autárquicas em todo o país


Isaías Samakuva

Governo diz estar pronto a aceitar contribuições para a legislação dessas eleições

A UNITA promete lançar uma campanha até ao mês de Outubro próximo para explicar aos angolanos as razões por que as eleições autárquicas anunciadas para 2020 devem ocorrer em simultâneo e em todos os municípios, disse o líder deste partido Isaías Samakuva.

Samakuva na Huila quer mobilização para as autárquicas - 2:07
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:06 0:00

Samakuva falava na Huíla numa “visita de inspecção” ao sul do país em que reiterou a posição do partido sobre o modelo autárquico aconselhável ao país em nome do desenvolvimento equilibrado e da Constituição da República.

A UNITA defende eleições autárquicas em todo o país ao mesmo tempo.

Com o esclarecimento do maior número de angolanos, o político acredita que seria possível pressionar o governo do MPLA a recuar tese da tese do gradualismo territorial.

«Seria bom que daqui até Outubro nós fizéssemos o trabalho que nos garantisse que os cidadãos estão devidamente informados devidamente mobilizados, porque, se conseguirmos isso com a força de todos, também eles vão recuar porque eles sabem que o que estão a fazer não está correcto», disse o líder da UNITA

As inquietações da UNITA surgiram depois de os participantes à primeira consulta pública sobre o pacote legislativo das autarquias promovida pelo Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado, terem concluído ser necessário acautelar o risco de aprofundamento das assimetrias regionais.

O ministro da tutela, Adão de Almeida, garante a abertura do governo para acolher todas as contribuições à volta do processo.

«A dimensão da reforma é enorme a profundidade das alterações são elevadas e ninguém faz uma grande reforma sem uma grande participação”, disse.

“ A nossa orientação é introduzir essas mudanças não apenas com a visão do executivo, mas com a visão de todos e com uma participação de todos», acrescentou

O município de Caluquembe no norte da Huíla acolheu oficialmente o início dos debates à volta do pacote legislativo sobre a lei das autarquias locais.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG