Links de Acesso

Samakuva chocado com situação de seca no Cunene


Angola UNITA Isaías Samakuva (à esquerda) no Namibe
Angola UNITA Isaías Samakuva (à esquerda) no Namibe

População bebe água usada por porcos e gado

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva mostrou-se chocado com a situação das vítimas da seca no Cunene afirmando que algumas pessoas estão a partilhar poços de água com porcos, cabritos e bois.


please wait

No media source currently available

0:00 0:03:25 0:00
Faça o Download


Samakuva terminou uma visita ao sul do pais no Namibe onde constatou também o grande nível de desemprego por falta de reabilitação de projectos abandonados pelo colonialismo.

O presidente da UNITA disse que população da região sul enfrenta problema social severo.

No Cunene, a situação da seca é mais severa, é urgente atribuir verbas para resolver problemas que se repetem e não para a construção de projectos que são “adiáveis”, disse

Nesse sentido o presidente da UNITA disse que o seu grupo parlamentar vai levantar esta questão durante as discussão para o o próximo orçamento em defesa da população vítima.

No balanço da sua digressão de solidariedade com a população assolada pela seca, que durante uma semana e meia teve inicio na província do Cunene, passando pela província da Huila, e terminada aqui no Namibe, Isaías Samakuva disse que todo apoio prestado até aqui a esta população ainda não teve o impacto desejável junto das populações mais afectadas.

O presidente da UNITA caracterizou de grave a situação social constatada no terreno, onde as pessoas partilham com os porcos, cabritos e bois o pouco de água imprópria para consumo humano, existente em “chimpacas” para evitar morrer com sede.

Para o presidente da UNITA, isto vai causar doenças no seio das comunidades, apelando intervenção urgente do executivo na contenção do caso.

No Município piscatório do Tombwa constou que as infra-estruturas da industria pesqueira continuam degradas, relegando milhares de trabalhadores ao desemprego e pobreza.

Samakuva defende que o governo deve igualmente intervir no sentido de que estas industrias adormecidas, que no tempo colonial deram vida ao país e a população, possam hoje criar riquezas e o bem estar das comunidades.

A visita ao Município do Tombwa, segundo o dirigente do partido do galo negro, permitiu conhecer melhor os problemas daquele importante Município Industrial de pesca que no passado colonial deu emprego a muita gente e hoje entregue a sua sorte.

É urgente insuflar oxigénio aquele sector de pescas adormecido para que produza riquezas a favor da população.

“É visível o rosto triste das comunidades, porque ali no Tombwa a vida está mais difícil do que aqui no Namibe”, disse.
XS
SM
MD
LG