Na Costa do Marfim dois candidatos da oposição apelaram ao boicote às eleições presidenciais de 31 de Outubro em que o actual presidente, Alassane Ouattara, concorre a um controverso terceiro mandato. Falamos do ex presidente Henri Konan Bedié e Pascal Affi N’Guessan.
Inicialmente Ouattara escolhera Amadou Gon Coulibaly para candidato pelo partido. Mas a morte inesperada daquele levou-o a decidir por concorrer que tem sido motivo de enormes protestos, nem sempre pacíficos ou de resposta branda por parte das autoridades.
Há um quarto candidato, o ex-deputado Kouadio Konan Bertin.
De for a o conselho constitucional deixou 40 outros pretendentes entre eles o ex-presidente Laurent Gbagbo e o ex-líder rebelde Guillaume Soro. Estes dois estiveram envolvidos na crise eleitoral despoletada em 2010.
Eleições na Costa do Marfim é o tema deste edição da rubrica 2Rs, África Ocidental, em que perguntamos aos politólogos Raúl Braga Pires e Rui Neumann se o apelo ao boicote pode surtir o feito desejado, sobre o apego ao poder de Ouattara e também sobre o interesse da França nas presidenciais marfinenses.
Ouça a rubrica no link abaixo: