Links de Acesso

Richard Thaler ganha Nobel de Economia de 2017

  • Redacção VOA

Anúncio da Academia Real Sueca de Ciências

Academica diz que as contribuições de Richard Thaler construíram uma ponte entre as análises económica e psicológica das decisões individuais

O economista norte-americano Richard Thaler é o vencedor do prémio Nobel de Economia de 2017 pelas suas contribuições no campo da economia comportamental, anunciou nesta segunda-feira, 9, a Academia Real Sueca de Ciências.

“No total, as contribuições de Richard Thaler construíram uma ponte entre as análises económica e psicológica das decisões individuais”, justificou a Academia.

Thaler é considerado o pai da economia comportamental, que estuda como o pensamento e as emoções afectam as decisões económicas individuais e o comportamento dos mercados.

O novo Nobel desenvolveu a teoria da contabilidade mental, explicando como as pessoas simplificam a tomada de decisões financeiras criando contas separadas nas suas mentes, enfocando o impacto de cada decisão individual e não seu efeito geral.

Ele também mostrou como a aversão às perdas pode explicar por que as pessoas valorizam ainda mais o que possuem.

Richard Thaler foi um dos fundadores do campo das finanças comportamentais, que estudam como as limitações cognitivas influenciam os mercados financeiros.

Thaler é membro da American Academy of Arts and Sciences, da American Finance Association e da Econometrics Society, e em 2015 foi presidente da American Economic Association.

Antes de ingressar na Universidade de Chicago em 1995, Thaler lecionou na Universidade de Rochester e Cornell e foi ainda professor visitante na Universidade British Columbia, Sloan School of Management no MIT, Russell Sage Foundation e Centro de Estudos Avançados em Ciências do Comportamento em Stanford.

Nascido em Nova Jersey, Thaler estudou na Case Western Reserve University, onde obteve o diploma de licenciado em 1967.

Pouco depois, ele frequentou a Universidade de Rochester, onde obteve mestrado em 1970 e um doutoramento em 1974.

Richard Thaler é o co-autor, com Cass R. Sunstein, do best-seller global "Nudge" (2008), no qual trata dos conceitos de economia comportamental que são usados para enfrentar os principais problemas da sociedade.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG