Links de Acesso

Richard Thaler ganha Nobel de Economia de 2017


Anúncio da Academia Real Sueca de Ciências
Anúncio da Academia Real Sueca de Ciências

Academica diz que as contribuições de Richard Thaler construíram uma ponte entre as análises económica e psicológica das decisões individuais

O economista norte-americano Richard Thaler é o vencedor do prémio Nobel de Economia de 2017 pelas suas contribuições no campo da economia comportamental, anunciou nesta segunda-feira, 9, a Academia Real Sueca de Ciências.

“No total, as contribuições de Richard Thaler construíram uma ponte entre as análises económica e psicológica das decisões individuais”, justificou a Academia.

Thaler é considerado o pai da economia comportamental, que estuda como o pensamento e as emoções afectam as decisões económicas individuais e o comportamento dos mercados.

O novo Nobel desenvolveu a teoria da contabilidade mental, explicando como as pessoas simplificam a tomada de decisões financeiras criando contas separadas nas suas mentes, enfocando o impacto de cada decisão individual e não seu efeito geral.

Ele também mostrou como a aversão às perdas pode explicar por que as pessoas valorizam ainda mais o que possuem.

Richard Thaler foi um dos fundadores do campo das finanças comportamentais, que estudam como as limitações cognitivas influenciam os mercados financeiros.

Thaler é membro da American Academy of Arts and Sciences, da American Finance Association e da Econometrics Society, e em 2015 foi presidente da American Economic Association.

Antes de ingressar na Universidade de Chicago em 1995, Thaler lecionou na Universidade de Rochester e Cornell e foi ainda professor visitante na Universidade British Columbia, Sloan School of Management no MIT, Russell Sage Foundation e Centro de Estudos Avançados em Ciências do Comportamento em Stanford.

Nascido em Nova Jersey, Thaler estudou na Case Western Reserve University, onde obteve o diploma de licenciado em 1967.

Pouco depois, ele frequentou a Universidade de Rochester, onde obteve mestrado em 1970 e um doutoramento em 1974.

Richard Thaler é o co-autor, com Cass R. Sunstein, do best-seller global "Nudge" (2008), no qual trata dos conceitos de economia comportamental que são usados para enfrentar os principais problemas da sociedade.

XS
SM
MD
LG