Links de Acesso

Rex Tillerson, vai ser o secretário de Estado americano


Rex Tillerson
Rex Tillerson

Donald Trump escolhe presidente da ExxonMobil

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 13, a nomeação do empresário Rex Tillerson, presidnete do gigante petrolífero ExxonMobil, como secretário de Estado.

Com a nomeação de Tillerson, de 64 anos, "os americanos voltam a ter um líder de classe mundial trabalhando para eles" e também é a "encarnação do sonho americano", disse Trump em nota oficial.

Trump escolheu Tillerson após ter recebido o apoio de vários integrantes do establishment republicano, incluindo o ex-secretário de Estado James Baker, a ex-secretária de Estado Condoleeza Rice e o ex-secretário de Defesa Robert Gates, citados pela equipa de transição.

“O senhor Tillerson sabe como gerir uma organização global com sucesso e navegar a arquitectura complexa dos assuntos internacionais e dos vários líderes internacionais. Como secretário de Estado, ele vai ser um defensor forte e clarividente dos interesses nacionais vitais da América”, escreveu o Presidente eleito.

No nota, Trump afirma que Rex Tillerson será capaz de “reverter anos de políticas internacionais mal pensadas e acções que têm enfraquecido a segurança e a posição da América no mundo”.

Numa mensagem directa ao Governo do Presidente Barack Obama, Trump diz que“o povo americano terá outra vez um líder de topo a trabalhar a seu favor, aumentado as perspectivas de paz e prosperidade entre as nações”.

A nomeação ainda dependerá do voto de confirmação do Senado americano.

O apoio de nomes de peso do partido é visto como fundamental para ajudar Tillerson a superar possíveis resistências a sua confirmação no Senado, em especial devido ao seu relacionamento com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Ontem, o líder republicano no Senado McConnell advertiu que a “Rússia não é amiga dos Estados Unidos”.

Em 2013, Putin concedeu uma honra do Estado, a Ordem da Amizade, a Tillerson, citando seu trabalho pelo "fortalecimento na cooperação no sector de energia".

Quem é Rex W. Tillerson

Natural de Wichita Falls, Texas, Rex Tillerson licenciou-se em engenharia civil na Universidade do Texas em Austin antes de se juntar à Exxon Company, em 1975 como engenheiro de produção.

Em 1989, tornou-se gerente geral da divisão de produção central da Exxon Company, responsável pelas operações de produção de petróleo e gás em uma grande parte do Texas, Oklahoma, Arkansas e Kansas.

Em 1992, ele foi nomeado consultor de produção da Exxon Corporation e três anos mais tarde, foi nomeado presidente da Exxon Yemen Inc. e da Esso Exploration and Production Khorat Inc.

Seis anos mais tarde, em Janeiro de 1998 tornou-se vice-presidente da Exxon Ventures (CIS) Inc. e presidente da Exxon Neftegas Limited, sendoresponsável pelas participações da Exxon na Rússia e no Mar Cáspio, assim como nas operações do consórcio Sakhalin I no alto da ilha de Sakhalin, na Rússia.

Em Dezembro de 1999, tornou-se vice-presidente executivo da ExxonMobil Development Company.

Desde 2006 é presidente daquela que é considerada a maior petrolífera do mundo.

Além da sua actividade profissional, Rex Tillerson foi presidente da Sociedade de Teatro da Ford, ex-presidente dos escuteiros da América (Boy Scouts of America) e ex-director do United Negro College Fund.

Em 2011, ele recebeu o grau de doutor honoris causa em engenharia pelo Instituto Politécnico de Worcester.

XS
SM
MD
LG