Links de Acesso

Rex Tillerson pede retirada de milícias iranianas do Iraque


Rex Tillerson (à direita) com o rei saudita ( ao centro) e o primeiro ministro iraquiano (à esquerda)
Rex Tillerson (à direita) com o rei saudita ( ao centro) e o primeiro ministro iraquiano (à esquerda)

O Secretário de Estado americano Rex Tillerson pediu hoje, 22 Outubro, a retirada de milícias iranianas do Iraque.

Numa conferência de imprensa, em Riyahd, Tillerson afirmou que com a luta contra o Estado Islâmico a chegar ao fim “essas milícias precisam de voltar a casa”.

O Secretário de Estado americano Rex Tillerson disse ainda na capital saudita que promover melhores relações entre o Iraque e a Arábia Saudita é o melhor meio de se fazer frente à crescente presença militar iraniana na região.

Tillerson falava na primeira reunião do Comité de Coordenação Arábia Saudita – Iraque em Riyadh em que participaram o Rei Salman e o primeiro ministro iraquiano Haider al-Abadi.

O chefe da diplomacia americana saudou a recente reabertura de um posto fronteiriço e o recomeço de voos directos entre as capitais entre os dois países como “o começo daquilo que esperamos sejam acções mais tangíveis para se melhorar as relações e fortalecer a cooperação em várias áreas”.

Rex Tillerson disse que o fortalecimento das relações entre o Iraque e a Arábia Saudita é “vital para fortalecer a segurança e prosperidade colectiva” pelo que os estados Unidos “têm um grande interesse nisso”.

As relações entre o Iraque e a Arábia Saudita foram afectadas pela invasão iraquiana do Kuwait em 1990 mas a Arabia Saudita reabriu a sua missão diplomática em Bagdad em 2015

XS
SM
MD
LG