Links de Acesso

Renamo exige aprovação da descentralização ao longo deste trimestre


Ivone Soares, chefe da bancada parlamentar da Renamo
Ivone Soares, chefe da bancada parlamentar da Renamo

“A paz dos moçambi­canos não pode esperar mais,” disse a chefe da bancada parlamentar da Renamo.

A Renamo exigiu, ontem, no Parlamento moçambicano a aprovação da descentralização e a resolução de questões militares pendentes ao longo deste trimestre.

O pacote de descentralização permitirá a nomeação de governadores da Renamo nas províncias onde o partido teve mais votos nas eleições de 2014.

As questões militares incluem a integração de homens da Renamo nas forças governamentais de defesa e segurança.

“Gostaríamos que, com muita seriedade e rapidez, esta casa do povo, ainda neste primeiro trimestre, aprovasse o pacote legislativo sobre a descentralização e sobre as questões de defesa e segurança”, disse Ivone Soares, chefe da bancada parlamentar da Renamo na abertura da V Sessão do órgão.

A deputada destacou que “a paz dos moçambi­canos não pode esperar mais”.

No discurso citado pelo MediaFax, Soares disse que o seu partido está de forma genuína comprometido com o restabelecimento da paz efectiva em Moçambique e que espera que o governo de Nyusi tenha interesse em concluir os referidos processos.

“Queremos participar das eleições de 2018 já com o pacote atinente à descentralização aprovado por esta magna casa, ” disse Soares, cujo partido acredita que tal irá alavancar o desenvolvimento.

A presente sessão da Assembleia da República termina nos primeiros dias de Maio.

XS
SM
MD
LG