Links de Acesso

Remessas de trabalhadores moçambicanos na África do Sul atingem 416,2 mil euros


As remessas de cerca de 500 trabalhadores moçambicanos que trabalhavam em actividades mineiras na África do Sul atingiram 416,2 mil euros, segundo informou hoje o Ministério do Trabalho de Moçambique.

Os 496 trabalhadores emigraram da província de Inhambane, no sul de Moçambique, para a África do Sul no âmbito de um acordo de fornecimento de mão-de-obra entre os dois países, adiantou o ministério moçambicano, informando que os contratos destes emigrantes terminaram em Novembro.

"As modalidades definem que nos primeiros seis meses do contrato, os trabalhadores moçambicanos recebem todo o salário na África do Sul, sendo que, a partir do segundo semestre, transferem 60% do valor para Moçambique, onde recebem em diferido, numa perspectiva governamental de garantir a sua reinserção social após o término do contrato e o consequente regresso ao país de origem", lê-se na nota de imprensa.

Cerca de 42 mil trabalhadores moçambicanos estão actualmente empregados em empresas mineiras sul-africanas, contando-se 11 mil no sector agrícola.

XS
SM
MD
LG