Links de Acesso

Relatório da ONU alerta para ineficácia do combate às mudanças climáticas


Especialistas afirmam que emissão de gases precisa cair mais de 7 por cento ao ano

A emissão de gases que provocam o efeito estufa tem de diminuir mais de 7 por cento ao ano entre 2020 e 2030 para que o aumento na temperatura média global seja de apenas 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais.

Caso as emissões não sejam reduzidas, o mundo caminha para um aumento de temperatura de 3,2ºC, cujas consequências serão catastróficas, advertiu um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) divulgado nesta terça-feira, 26.

Os autores do Relatório sobre a Lacuna de Emissões alertam que os acordos actuais para a redução das emissões não são suficientes para evitar as mudanças climáticas.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), sustenta que se a temperatura ultrapassar 1,5°C, eventos climáticos como ondas de calor e tempestades aumentarão em frequência e intensidade.

"Dez anos de procrastinação climática nos levaram a esta situação", disse à AFP a directora do Pnuma, Inger Andersen.

Para fazer frente a esta ameaça mundial, o Pnuma calcula a necessidade de investimentos de entre1,6 trilhões e 3,8 trilhões de dólares anuais entre 2020 e 2050, apenas para o setor energético.

Os custos financeiros e sociais da transição podem parecer faraônicos, mas adiá-los será pior, de acordo com o documento.

Emissores incumpridores

A ONU lembra que os 20 países mais desenvolvidos do mundo respondem por 78% de todas as emissões e 15 deles ainda não se comprometeram com um cronograma para eliminar as emissões.

China, União Europeia e Índi,membros do grupo das 20 maiores economias do mundo (G20), estão a caminho de cumprir seus compromissos iniciais de redução de CO2, mas outrossete integrantes do bloco, incluindo Japão e Estados Unidos, que oficializou a saída do Acordo de Paris, não os respeitarão.

O relatório de alerta foi divulgado nas vésperas da conferência sobre o clima da ONU, que começa a 2 de Dezembro em Madrid.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG