Links de Acesso

Reino Unido e União Europeia chegam a acordo sobre Brexit


Boris Johnson e Jean-Claude Juncker fizeram o anúncio nas redes socais

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciaram nesta quinta-feira, 17, terem chegado a um acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia.

"Temos um óptimo novo acordo. Agora o Parlamento deve concluir o Brexit no sábado, para que possamos passar para outras prioridades, como o custo de vida, o [combate] ao crime violento e [a defesa do] meio ambiente", declarou Boris Johnson no Twitter.

Por seu lado, Juncker sublinhou que "onde há vontade, há acordo. Nós temos um!"

"É um acordo justo e equilibrado para a UE e o Reino Unido. Recomendo ao Conselho Europeu que respalde este acordo", escreveu no Twitter.

O anúncio foi feito horas antes da reunião em Bruxelas que reunirá representantes europeus para apreciar e votar o acordo.

Depois, o texto também deve ser aprovado pelo Parlamento britânico, entretanto, Boris Johnson não tem o apoio da maioria dos parlamentares para aprovar o novo texto numa sessão extraordinária que deve acontecer no sábado, 19.

O Partido Unionista Democrático (DUP), da Irlanda do Norte, já afirmou que não apoiará o acordo e o líder do Partido Trabalhista pediu um referendo.

"Pelo que sabemos, parece que o primeiro-ministro negociou um acordo ainda pior do que o de Theresa May, que foi esmagadoramente rejeitado", declarou Jeremy Corbyn em comunicado. "deve ser rejeitado" que "a melhor forma de resolver o Brexit é dar às pessoas a palavra final numa votação pública".

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG