Links de Acesso

Refugiados expulsos de Angola por garimpo ilegal


Refugiados da Rep. Democrática do Congo

Cinquenta cidadãos congoleses, portadores de cartões de refugiado, foram expulsos de Angola por participação na exploração ilegal de diamantes, deu a conhecer à Voz da América, esta quarta-feira (24),o director Nacional do Serviço Jesuíta para os Refugiados, Padre Celestino Epalanga.

Refugiados expulsos de Angola por garimpo ilegal - 1:39
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:39 0:00

O sacerdote católico disse que os cidadãos em causa foram apanhados em zonas de garimpo, no decurso da "Operação Transparência” tendo, por este facto, perdido o estatuto de refugiados.

Congoleses reiteram deportações forçadas em Angola

"Operação Transparência" levanta críticas à actuação do Governo

O padre Epalanga disse, entretanto, que a sua organização quer saber se os mesmos fazem parte dos cerca de 35 mil refugiados existentes na província da Lunda-Norte, ou então são congoleses que já vivia em Angola e que obtiveram os cartões de refugiadode forma fraudulenta.

O também coordenador da Comissão de Justiça e Paz da Conferência Episcopal de Angola e Sao Tomé (CEAST) denunciou que muitos cidadãos angolanos e congoleses recrutados para o garimpo estavam submetidos a trabalhalhos desumanos por parte de estrangeiros “em conivência com angolanos”.

Angola diz que RDC é "livre de repatriar" cidadãos angolanos ilegais em seu território

O responsável religioso denunciou também que houve muitos casos de exploração de menores e de prostituição e que os trabalhadores recrutados recebiam salários de miséria.

Operação Transparência detém 175 estrangeiros ilegais em Malanje
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:43 0:00


O governo angolano apresentou o balanço da "Operação Transparência” que tem como missão repatriar quem se encontre em situação ilegal no país. E desde meados de Setembro já repatriou cerca de 400 mil congoleses na região das Lundas.

Lundas e a Operação Transparência
please wait

No media source currently available

0:00 0:00:27 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG