Links de Acesso

Refinaria no Lobito reacende esperanças de emprego e negócios


Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

O anúncio da companhia petrolífera angolana Sonangol que vai lançar um concurso público par a construção de uma refinaria no Lobito está a causar grandes expectativas de emprego e negócios na região mas também algumas palavras de acautelamento.

Refinaria vai finalmente ser construída no Lobito – 2:50
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:50 0:00

O anúncio, em comunicado distribuído pela Sonangol, do lançamento do concurso público a 9 de Julho vai também servir para a apresentação do estudo de viabilidade.

Angola, apesar de país produtor de petróleo, possui apenas uma refinaria e recorre à importação de combustíveis.

Em 2019 as autoridades angolanas gastaram 1.700 milhões de dólares na importação de combustíveis.

O projecto Sonaref havia sido anunciado pela primeira vez em 2017.

O coordenador executivo da Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS), Júlio Lofa, lembra que a paralisação dos trabalhos, concluídas as três infra-estruturas de apoio à construção do empreendimento, empurrou para o desemprego centenas de jovens.

"Vai ajudar a recuperar socialmente jovens e adultos que perderam ali os seus empregos e outras pessoas que pretendam emprego”, disse.

No plano técnico, o economista Filomeno Vieira Lopes disse que a refinaria “é, normalmente, um investimento comparticipado, não há risco de uma só empresa", mas faz notar que “durante esse período houve iniciativa de construção de refinaria no Congo Democrático e na África do Sul, mercados que nos queríamos”.

“Com muitas refinarias, não se sabe como fica o nosso excedente, mas precisa de mercado externo”, acrescentou.

Idealizado em 2007, quando a Sonangol era dirigida pelo ex-vice-presidente da República, Manuel Vicente, o projecto Sonaref consumiu já, segundo dados oficiais, cerca de 800 milhões de dólares, menos 120 milhões do valor total da refinaria em construção em Cabinda.

Analisando a aplicação de recursos em terraplanagem, estradas para carga pesada e terminal marítimo, Filomeno Vieira Lopes, antigo quadro da petrolífera, acredita que surjam reavaliações quanto ao que já se fez

"Isto não é só mau, digamos, para quem vem investir, já tem dívidas à partida, por um lado”, disse, esclarecendo que, “por outro, tem de ter conhecimento do que foi e como foi feito, podendo haver reavaliações para se saber se os dinheiros justificam o trabalho”.

Incertezas à parte, o líder da Aliança Empresarial de Benguela, Adérito Areias, vê oportunidades de negócios para pequenas e médias empresas locais, pelo que surge organização.

"É importante que as empresas, principalmente as de prestação de serviços, estejam preparadas”, afirmou.

“Uma refinaria movimenta biliões e biliões de dólares, vai precisar de serviços de limpeza, obras, enfim... se não estivermos preparados, vamos chorar outra vez”, alerta o empresário.

A VOA contactou a Sonangol para esclarecimentos adicionais ao comunicado de imprensa, mas sem sucesso.

A petrolífera angolana pretende ser o accionista maioritário da refinaria, que deverá ser construída num horizonte de cinco anos, com custos na ordem dos seis mil milhões de dólares, metade do valor inicial.

XS
SM
MD
LG