Links de Acesso

Recomeçam negociações entre EUA e Talibã


Delegações dos Estados Unidos e Talibã frente a frente em Doha, no Qatar

Estava previsto para hoje no Qatar o recomeço de negociações sobre a paz no Afeganistão entre os Estados Unidos e os Talibã.

Isto depois de uma pause de dois dias para as duas partes analisarem um projecto de acordo que poderá levar ao início de um processo de paz entre as diversas facções afegãs.

Um porta-voz dos Talibã disse à Voz da América que na agenda dos trabalhos não está incluído um possível cessar-fogo ou mesmo detalhes para um diálogo entre os afegãos.

O porta-voz disse que se têm e registado progressos nas negociações mas que estas anda não estão terminadas.

A mesma fonte disse que grupos de trabalho reuniram-se Terça e Quarta-feira para discussões que estiveram centradas sobre uma retirada americana, o que chamou de “a natureza dessa retirada” e ainda sobre garantias dos Talibã que o Afeganistão não será usado como base de grupos terroristas.

Zalmay Khalizad
Zalmay Khalizad

O enviado americano às conversações Zalmay Khalilzad disse na Quinta-feira que as conversações têm sido “produtivas”, acrescentando que as duas partes “continuam a dar passos lentos mas certos na direcção de um entendimento e eventualmente a paz”.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG