Links de Acesso

Rebelo de Sousa aponta convergência na cooperação multilateral entre Angola e Portugal


João Lourenço (esq) e Marcelo Rebelo de Sousa (dir) reúnem-se em Luanda
João Lourenço (esq) e Marcelo Rebelo de Sousa (dir) reúnem-se em Luanda

O Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa reconhece haver uma convergência entre Lisboa e Luanda a nível multilateral mps domínios dos direitos humanos, das migrações, do papel das organizações internacionais, dos oceanos e a atenção às alterações climáticas.

Em entrevista ao Jornal de Angola, divulgada nesta quarta-feira, 6, quando oficialmente inicia uma visita a Angola, Rebelo de Sousa diz haver uma acção multilateral, “que significa uma convergência de visões e, ao mesmo tempo, do reforço de uma empatia”.

O Chefe de Estado português afirma que os dois países podem explorar as oportunidades que se abrem nos domínios da agricultura, indústria, comércio e infra-estruturas, que “assentam não apenas numa base económica e financeira, mas também social”.

Marcelo Rebelo de Sousa defende que as empresas portuguesas em Angola têm de estar sujeitas ao controlo ou fiscalização, quando questionado sobre denúncias de branqueamento de capitais de algumas deles, acrescentando que terão de ser responsabilizadas e punidas se for o caso.

Rebelo de Sousa avistou-se com João Lourenço - 2:08
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:08 0:00

A visita oficial começou com um encontro entre João Lourenço e Marcelo de Sousa, seguido de uma reunião entre as delegações ministeriais.

À tarde Marcelo Rebelo de Sousa discursa no Parlamento.

XS
SM
MD
LG