Links de Acesso

RDC vota neste domingo, numa eleição presidencial com 21 candidatos


Empregados da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) descarregam um camião com material de voto em Bukavu, 28 dezembro 2018.

Milhões de eleitores na República Democrática do Congo votam no domingo, 30 de dezembro, para escolher o sucessor do presidente de longa data Joseph Kabila.

O presidente Kabila prometeu deixar o poder depois de 18 anos. Ele escolheu o candidato a seu sucessor, Emmanuel Ramazani Shadary, que é um dos 21 candidatos no boletim que os congoleses vão preencher no dia 30.

Esta poderá ser a primeira transição de poder pacífica no país, mas desde o início da campanha têm sido vividos tempos conturbados em vários pontos do país.

Os últimos dias têm sido marcados por violência, num país abalado por vários surtos de ébola.

Na semana que passou, a Comissão Nacional Eleitoral Independente anunciou que o pleito ficou adiado para Março de 2019 nos distritos de Beni e Butembo devido à epidemia de ebola e na cidade de Yumbi na sequência de confrontos étnicos registados em meados deste mês, nos quais morreram cerca de 50 pessoas.

A República Democrática do Congo é um dos países mais ricos do mundo em recursos naturais e está no topo da lista quando falamos dos países com maior pobreza no mundo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG