Links de Acesso

Rapper Cardi B ajudou a impulsionar a economia do Gana - mas como?


Cardi B

Num recente artigo da Bloomberg, a rapper Cardi B e o ator Samuel L. Jackson são considerados fatores impulsionadores da economia do Gana, tendo contribuído para o aumento do PIB do país.

Samuel L. Jackson e Cardi B viajaram para o Gana no ano passado em homenagem à primeira partida de escravos africanos para os EUA, há 400 anos. Embora os primeiros escravizados de África para os EUA tenham saído do território que hoje é Angola, o Gana tem promovido o turismo do país em torno da história do país, que inegavelmente está fortemente ligada à atividade esclavagista.

Impacto dos dados móveis na economia do Gana

As contas de dados do ator e da rapper ajudaram a impulsionar a economia do país.

Os serviços de informação e comunicação do Gana aumentaram 47% em 2019, ajudando a acelerar o crescimento do produto interno bruto (PIB) para 6,5%, ante 6,3% no ano anterior, de acordo com um comunicado divulgado quarta-feira, 22 de abril, pelo escritório de estatísticas. O crescimento da atividade em restaurantes e hotéis quase dobrou para 6% no mesmo período.

O Gana nomeou 2019 'O Ano do Retorno' em homenagem à data que marca o início do comércio de escravos nos EUA, agosto de 1619, e para atrair pessoas de origem ganesa.

Além de Cardi B e Jackson, outros que fizeram a viagem à África Ocidental para a campanha incluíram a modelo Naomi Campbell, o ator Danny Glover e o comediante Steve Harvey.

1619 Gana: "O Ano do Retorno"
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:26 0:00

No quarto trimestre de 2019, com muitos dos eventos ocorridos em dezembro, o PIB cresceu à taxa mais rápida desde 2017.

O crescimento nas informações e nas comunicações "deveu-se principalmente a um aumento no uso de dados no período, impulsionado pelo influxo de convidados para os eventos", disse Francis Mensah, chefe de contas nacionais da agência de estatística, escreve a Bloomberg.

A unidade local do MTN Group Ltd., maior provedor de telecomunicações do Gana, informou em fevereiro que a sua receita com o uso de dados cresceu quase um terço em 2019. Outros fatores que contribuíram para o crescimento no setor incluem investimentos em mais serviços por empresas como MTN e os benefícios decorrentes da migração digital, disse Alex Boahen, chefe de pesquisa do Databank Group na capital, Accra.

O surto do coronavírus vai agora interromper três anos de crescimento económico de 6% ou mais, à medida que o país fecha suas fronteiras para que o tráfego humano contenha a propagação da doença. O ministro das Finanças, Ken Ofori-Atta, revisou as perspectivas para 1,5%, de uma meta inicial de 6,8%.

Drones no Gana

No combate ao coronavírus, o Gana está a usar drones da empresa norte-americana Zipline foram usados como método de entrega mais rápida de amostras de teste de coronavírus nas áreas mais rurais do Gana na última semana.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG