Links de Acesso

Raila Odinga abandona corrida à presidência queniana


Raila Odinga (ao centro), era candidato presidencial do NASA (Super Aliança Nacional)
Raila Odinga (ao centro), era candidato presidencial do NASA (Super Aliança Nacional)

Raila Odinga, líder da oposição do Quénia anunciou nesta terça-feira (10) a retirada da sua candidatura às eleições presidenciais de 26 de Outubro.

Em conferência de imprensa Raila Odinga, candidato presidencial nas eleições de 8 de Agosto de 2017, pelo NASA disse que "tendo em conta os interesses do povo do Quénia, da região e do mundo, pensamos que a retirada da candidatura presidencial é o melhor para todos".

O Quénia organizou novas eleições para 26 de Outubro, depois da decisão do Tribunal Supremo em anular as eleições de 8 de Agosto que davam Uhuru Kenyatta como vencedor.

Odinga já havia dito repetidas vezes que boicotaria as eleições se o conselho eleitoral não substituísse as autoridades que foram acusadas pelas irregularidades em Agosto.

Segundo a agência Reuters, nesta terça os legisladores do partido que actualmente está no poder, liderado por Uhuru Kenyatta, colocaram em debate alterações propostas às leis eleitorais. De acordo com as mudanças, caso um candidato boicote a eleição, o seu adversário vence automaticamente. Os parlamentares da oposição recusaram-se a participar da sessão.

XS
SM
MD
LG