Links de Acesso

Rússia: Milhares em protestos contra a prisão do governador de Khabarovsk


Manifestantes pedem a libertação de Sergei Furgal, 18 de julho, 2020.

Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas da cidade russa de Khabarovsk, neste sábado, 18, para protestar contra a prisão do governador da região por acusações relacionadas a vários assassinatos em 2004 e 2005.

A imprensa local informou que 15 mil a 50 mil pessoas participaram na manifestação, na cidade do extremo oriente, a 6100 quilómetros de Moscovo.

Os protestos pela prisão de Sergei Furgal ocorreram todos os dias desta semana na cidade de 590 mil habitantes.

Muitos dos manifestantes acreditam que as acusações são politicamente motivadas. Eles questionaram por que os investigadores esperaram tanto tempo para acusar um funcionário público.

Furgal, o popular governador da região de Khabarovsk e membro do Partido Democrata Liberal nacionalista, negou as acusações. Ele foi preso há duas semanas e transportado para Moscovo, onde foi condenado a prisão por dois meses.

O Comitê de Investigação da Rússia disse que ele era suspeito de envolvimento em vários assassinatos de empresários, antes da sua carreira política começar.

Furgal foi eleito governador em 2018. A sua vitória inesperada foi vista como um desafio às políticas do presidente Vladimir Putin e ao principal partido do Kremlin, a Rússia Unida.

Para o Presidente da Rússia, um novo mandato ou uma vitória fabricada?
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:26 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG