Links de Acesso

Rússia expulsa diplomatas alemães em retaliação a medida semelhante de Berlim


Polémica decorre da morte de um cidadão da Geórgia na Alemanha
Polémica decorre da morte de um cidadão da Geórgia na Alemanha

O Governo da Rússia expulsou dois diplomatas alemães nesta quinta-feira, 12, num gesto que classificou como reacção diplomática padrão a acção semelhante da Alemanha na semana passada.

Moscovo também convocou o embaixador alemão para apresentar um protesto formal contra o Governo de Berlim.

A crise entre os dois países começou depois que um cidadão da Geórgia foi assassinado na capital alemã no final de Agosto.

A Alemanha expulsou os diplomatas russos e Moscovo não cooperou na investigação do crime, em que procuradores alemães suspeitam de envolvimento russo ou checheno.

A Rússia negou ligação com o crime.

"Estas medidas eram inevitáveis depois que dois de nossos diplomatas foram expulsos. Consideramos a acção de Berlim absolutamente infundada", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

As tensões entre a Rússia e países ocidentais, incluindo a Alemanha, que é altamente dependente do gás e do petróleo russos, ressurgiram desde o envenenamento de um ex-espião russo, Sergei Skripal, e sua filha no Reino Unido no ano passado.

A Alemanha tem tradicionais laços comerciais com Moscovo e a disputa diplomática ocorre no momento em que a Rússia constrói um grande gasoduto com destino à Alemanha, o Nord Stream 2.

XS
SM
MD
LG